Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Bom dia a todos e a todas,

          Na pessoa do Presidente, Contador Ivan Echeverria, cumprimento toda a diretoria da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis – AMACIC.

          Na pessoa do Vice-Presidente Contador Aloisio Rodrigues da Silva cumprimento todos os membros da AMACIC.

          Na pessoa da Diretora de Administração Silvia Mara Leite Cavalcante cumprimento todas as autoridades, familiares de patronos e demais presentes.

          Senhoras e senhores,

          Faço esse breve discurso de posse em nome dos novos acadêmicos Fernanda da Silva Rodrigues, Hudson Douglas de Aguiar, Jonas da Costa Cruz, Patrícia Adriana Azambuja e Reginaldo Martins Del Colle.

          É com muita honra que ingressamos nesta distinta Academia.

          Gostaríamos de agradecer pela indicação dos acadêmicos e pela aprovação da Assembleia Geral dos membros. Sabemos da relevância de ocupar uma cadeira de associado.

          Lembramos que a Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis teve seu embrião na Reunião Plenária do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) do mês de setembro de 2015.

          Também não podemos esquecer que AMACIC foi a sigla definida para evidenciar a Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis, numa apologia a quem “Ama as Ciências Contábeis”.

          Portanto, declaramos que estamos cientes das disposições estatutárias e regimentais desta Academia. Acrescento, mais que membro de direito, propormos sermos membros de fato da AMACIC, contribuindo para que a Academia cumpra os seus 14 objetivos estatutários, sobretudo o primeiro, quer seja “promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis”.

          Assim, tomamos a liberdade de adaptar esta pequena história, de um autor desconhecido, para ilustrarmos nossa missão na Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis:

          A fábula do milho premiado

          Conta-se uma história, de que um fazendeiro bem-sucedido, ano após ano, ganhava o troféu “Milho Gigante”, na feira de agricultura do município. Não dava outra: ele chegava à exposição com seu milho e saia com a faixa premiada no peito, por seu produto cada vez melhor.

          Em uma dessas ocasiões, um repórter ao entrevistá-lo após um prêmio, ficou intrigado com a confissão do fazendeiro, de que partilhava a semente de seu milho – de melhor qualidade – com seus vizinhos.

          Por que o senhor compartilha a sua semente de superior qualidade com seus vizinhos, quando todos os anos eles estão competindo com seu produto? – indagou o repórter.

          O fazendeiro respondeu: Você não sabe, mas o vento apanha o pólen do milho maduro e o leva de campo em campo. Se meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização atingirá seguidamente a qualidade do meu milho. Por isso, se eu quiser cultivar milho bom, de qualidade, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivarem milho bom e de qualidade também.

          O fazendeiro estava atento à conexão da vida: o milho cultivado só poderia melhorar se o produto do vizinho também tivesse a qualidade melhorada.

          Assim devemos exercer as nossas atividades na AMACIC.

          Estimulando a participação de seus membros em congressos, convenções e outros encontros de profissionais da Contabilidade.

          Colaborando com as autoridades educacionais do Estado de Mato Grosso visando ao aperfeiçoamento do ensino contábil.

          Realizando e incentivando a pesquisa e a produção científica na área das Ciências Contábeis.

          Promovendo concursos sobre temas relacionados à aplicação das Ciências Contábeis.

          Nos reconhecendo como eternos aprendizes com a humildade suficiente para aprender também para ensinar.

          Enfim, compartilhando saberes e energias para que esta Academia, fundada em 30 de outubro de 2015 e com prazo de existência indeterminado, complete a sua primeira década e século, preservando a história e a memória de todos aqueles que contribuíram para o aprimoramento das Ciências Contábeis, sobretudo no Estado de Mato Grosso.