Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Acadêmica Contadora Iseorene Canavarros Bernardino

Acadêmica Contadora Nilza Queiroz Freire

            Os formados de Ciências Contábeis de 1981/2 da Universidade Federal de Mato Grosso reuniram-se, em janeiro de 2022, para comemorar os 40 anos de formatura com mais de 50% da turma. A Comissão providenciou camiseta alusiva a data, chaveiro de prata gravado com a logomarca do evento e uma placa a ser fixada no saguão da Faculdade.            

No dia 23 de janeiro de 2022 foi celebrada uma missa no Espaço Gourmet do Edifício Sunset Boulevard, dirigida pelas ministras da eucaristia e formados participantes nos ministérios da igreja. Na sequência, cada formando fez um depoimento sobre “o que o curso de Ciências Contábeis contribuiu na sua vida nesses 40 anos”. A contadora NILZA PINTO DE QUEIROZ ofereceu um exemplar do livro “Crônicas da Cidade Verde”, de sua autoria, a cada um; a ISEORENE CANAVARROS BERNARDINO ofereceu um cartão de felicitações pela data; a LILIA YOSHIE OGIWARA ofereceu uma caixa de acrílico com chocolates e dizeres alusivos aos 40 anos de contador. A Confraternização ocorreu com um suculento churrasco preparado pelo colega MARCOS INÁCIO JUNG, musicado pelos colegas violeiros e cantores FÁBIO PAES VIRGOLINO, RAMÃO DARIO ASCURRA e JUEL PRUDÊNCIO BORGES.

Em 26 de Fevereiro de 2022 foi realizada a solenidade de descerramento da placa alusiva aos 40 anos dos Formados em CIÊNCIAS CONTÁBEIS – Turma 1981/2 – UFMT, estando além dos presentes à Solenidade:

– o Professor Nome de Turma MÁRCIO LUIZ DE MESQUITA;

            – o Professor do Departamento de Ciências Contábeis, Contador e Acadêmico NEY MUSSA DE MORAES;

            – a Diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT e Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Professora Doutora, Contadora e Acadêmica GISELI ALVES SILVENTE.

Descerraram a placa o Presidente da Comissão de Formatura, à época, FÁBIO PAES VIRGOLINO e a Vice-Presidente ISEORENE CANAVARROS BERNARDINO. Coube à NILZA QUEIROZ FREIRE discursar sobre a data e o que representou o Curso de Ciências Contábeis aos formados.

            O professor MÁRCIO LUIZ DE MESQUITA parabenizou os formados e alertou-os para não esquecer de agradecer a Deus pelas dádivas recebidas na vida, referindo-se ao apóstolo Paulo. O mesmo discípulo de Deus, Paulo, incentiva para a confraternização – o que estava sendo feito. Mencionou, também, a credibilidade da Universidade perante os órgãos públicos, quando pedem um profissional para execução de serviços. Incentivou os formados para o constante estudo, independente de estar em sala de aula.

            A professora doutora GISELI SILVENTE falou da satisfação e honra em participar desse evento e do valor do curso de Ciências Contábeis. Lembrou do nosso Paraninfo BELMIRO MAIA DE ALMEIDA, o qual lhe prestou grande contribuição na escolha e definição da sua tese de mestrado. Solicitou um resumo das festividades dos 40 anos, para ser publicado como incentivo aos atuais alunos.

Após a solenidade, os formados se confraternizaram na Peixaria Okada.

A seguir o discurso da Contadora Nilza Queiroz Freire.

* * * * *

            Cumprimentamos a Contadora Doutora GISELI SILVENTE, Diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso.

            Reverenciamos o Contador Doutor BENEDITO DE ALBUQUERQUE, Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFMT.

            Reverenciamos a Contadora LUZIA GUIMARAES, Subchefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFMT, à época.

            Reverenciamos o Professor ODENILDO DE SÁ TELES, da UFMT, Patrono da Turma de Ciências Contábeis 81/2.

            Reverenciamos o Professor da UFMT, BELMIRO MAIA DE ALMEIDA, Paraninfo, em memória.

            Cumprimentamos o Professor da UFMT, MÁRCIO LUIZ DE MESQUITA, Nome de Turma.

            Cumprimentamos o Professor NEY MUSSA DE MORAES, representando os demais DOCENTES DA UFMT.

                 PEDIMOS UM MINUTO DE SILÊNCIO pelo nosso PARANINFO BELMIRO MAIA DE ALMEIDA e nosso colega ADEMIR BASTOS MORENO, representado pela viúva Clélia da Silva Leite Moreno.

                              Caríssimos colegas:

            Estamos aqui reunidos, graças a feliz lembrança que teve a colega LILIA YOSHIE OGIWARA, dos 40 anos da nossa formatura, concluídos em dezembro de 1981.

            É um grande prazer rever os colegas que, na juventude, escolheram o Curso de Ciências Contábeis para conclusão do 3º GRAU. Tratando-se de juventude, fui a exceção, pois me encontrava com 49 anos, quando resolvi concorrer ao citado Curso de Ciências Contábeis, tendo por base o Curso de Técnico em Contabilidade.

            Com esse Curso do 2º Grau, já atuava na área contábil que vinha sendo o meu ganha-pão, desde os 17 anos. Graduando-me no Curso Universitário, pude exercer a profissão no cargo de “Contador”, posteriormente passado para “Contadora”, no governo da Presidente da República, DILMA ROUSSEFF. Aliás, no documento da sua lavra, passaram para o feminino todas as profissões que, outrora, eram grafadas somente no masculino. O que estou dizendo poderá ser verificado no diploma, no qual o Grau que nos foi conferido – para as mulheres – está escrito no masculino.

            Partindo da ideia da LILIA YOSHIE OGIWARA – nossa querida japonesinha –, comuniquei-me com a ISEORENE, sobre a possibilidade de festejarmos a data. Ela, ISEORENE, que é um dínamo, ao converter acomodamento em ato produtivo, iniciou os trabalhos com a nossa ajuda e a solidariedade dos colegas que conseguimos localizar.

            Fui a Tesoureira da Diretoria que compusemos para a festa da nossa formatura, em janeiro/1982; sou a Tesoureira desta festividade, aos 89 anos, com saúde física, mental e social, graças a Deus.

            Valorizo muito a nossa profissão, pela sua utilidade: da despensa doméstica aos Tribunais, a CONTABILIDADE é a ciência que sistematiza e interpreta, registros de transações financeiras e patrimoniais de empresas, órgãos públicos e outras organizações locais, nacionais e internacionais.

            A CONTABILIDADE nunca deixará de existir, pois, mediante seus registros, o Estado traça seu Plano de Governo.

            Tive a oportunidade de exercer a profissão com o titulo do 3º Grau, atuando na Contabilidade Pública, que controla os recursos Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Como Contadora da Universidade Federal de Mato Grosso, inteirei-me da verba destinada ao seu funcionamento, incluindo os vários Cursos, a extensão e a constante pesquisa.

            Além da mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para a região Central do Brasil, a UFMT é, também, responsável pelo progresso de Mato Grosso. Antes dessa mudança da orla litorânea para o Centro Oeste, a História nos conta que, por 200 anos, aproximadamente, vivíamos isolados, numa espécie de “ilha”, navegável apenas na sua periferia.

            Com abertura de estradas e a criação da grandiosa Universidade Federal de Mato Grosso, passamos a conviver com pessoas de diferentes Regiões, como: Professores, estudantes e seus familiares que fixaram residência em Cuiabá.

            Nós que “importávamos” técnicos, passamos a contar com eles para as nossas necessidades e, até, a “exportá-los” para outras Regiões.

            A Universidade Federal de Mato Grosso é uma grandeza para os mato-grossenses e para aqueles que escolheram o Estado para se fixar. O orçamento da UFMT jorra recursos ao Estado e, ao que me parece, somente o Quartel o supera na contemplação da União.

            Agora vamos falar do que o Curso de Ciências Contábeis proporcionou aos seus ex-alunos, que, hoje, festejam 40 anos da sua formatura.

            Com a qualificação profissional, conseguimos nos situar num patamar superior, melhorando nosso salário e a autoestima que o Curso de Ciências Contábeis nos projetou.

            Como nos alertava o Desembargador João Luiz da Fonseca, nosso Professor, “fazemos parte de uma elite, onde poucos conseguiram chegar…” O Curso do 3º Grau, ou Curso Superior, deverá ser muito valorizado porque uma infinidade de alunos se perdeu pelo caminho.

            Para quem gosta de trabalhar com números, indico o Curso de Ciências Contábeis; antes da tecnologia, bastava uma caneta e boa cabeça para registrar os atos contábeis. Assim viveram os que nos antecederam; o guarda-livros ou profissional da Contabilidade, adentrava no estabelecimento, escriturava o movimento financeiro, patrimonial, trabalhista, da empresa, e saía com a sua caneta. Os livros permaneciam na firma. Eu, que sou da velha guarda, já vivi esse procedimento.

            Meu retorno ao 3º Grau – após 22 anos fora dos bancos escolares -, resultou numa oxigenação na vida; convivia com uma criançada que, em termos de anos, poderiam ser meus filhos. Pela minha idade, a maioria me tratava com certa cerimônia… até para pedir cola, vinha o bilhetinho:

Dona Nilza, favor passar a segunda questão”

            Eu passei a fórmula, mas como o colega não havia assistido à aula anterior, veio novo bilhete:

“Dona Nilza, favor resolver a questão e me mandar. ”

            Por essa e por outras que me divertia entre a juventude que pensava que a vida fosse cor-de-rosa. Hoje, esses ex-alunos se ocupam na missão de pai, mãe e até avô. Entre as mulheres, a EVA foi agraciada com filhos gêmeos.

            Outro contraste proveitoso que presenciei, foi com os Professores; os iniciantes e os já maduros na profissão; os primeiros com entusiasmo; os outros, com prudência/sensatez.

            Ao término do Curso de Ciências Contábeis, ouvi colega dizer que nunca viu o Reitor, Dr. Gabriel Novis Neves. Eu também não o vi, mas senti sua presença através do Coordenador, Chefe de Departamento e, em última análise, através do Professor que entrava na sala às 19h00 e era substituído por outro Professor, às 21h00. Felizmente não tivemos greve e, após 4 anos, estávamos com o Curso de Ciências Contábeis concluído.

            O que nos levou a essa vontade de fazer Faculdade? Três virtudes:

– FÉ,

a primeira das virtudes teologais, que nos animava a acreditar que seríamos classificados no vestibular;

– ESPERANÇA,

a segunda virtude teologal, que nos impulsionava para concluir o Curso de Ciências Contábeis e vislumbrar dias melhores;

– CARIDADE,

a terceira virtude teologal, que vem do coração; a parte mais interna, mais central e a mais importante das três virtudes, porque desperta o amor, sentimento que move a vontade à busca efetiva de se festejar os 40 anos da nossa formatura, no Curso de Ciências Contábeis, na valiosa Universidade Federal de Mato Grosso. E com essa chama do amor, a trinca LILIA YOSHIE, ISEORENE e eu, NILZA, juntamente com a receptividade de colegas e professores, pudemos fazer, desses encontros, momentos tão prazerosos.

* * * * *

            Eis mais uma pequena história do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso: VENI, VIDI VICI: Eu vim, eu vi, eu venci.