Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Muito se pergunta antes de levar a picada da vacina contra a Covid-19, se após pode ingerir bebida alcoólica.
Pergunta elementar, tendo em vista que os brasileiros são considerados um dos que mais ingerem birita no mundo. Essa afirmação está contida no estudo1 realizado pela empresa Global Grug que coloca os brasileiros na lista dos top 10 no consumo de álcool.


Não é pra menos né! Para o brasileiro tudo é motivo para festa, é comum as pessoas terem estocadas na geladeira a cervejinha trincando de gelada pronta para ser aberta em qualquer situação.


Bom seria se esse mesmo brasileiro tivesse a mesma fogosidade com que abre uma latinha de cerveja para enfrentar as filas de vacinação contra a pandemia que insiste em assolar a população, agora muito mais contagiante, contudo, menos letal.
Segundo o Consórcio formado pelos veículos de imprensa, até o último dia 25, o percentual de imunização dos brasileiros contra a Covid-19, estava assim representado: 79% com ao menos uma dose, 70% com o primeiro ciclo vacinal completo e outros 19% receberam a dose de reforço.


Enquanto os Emirados Árabes Unidos já atingiram 100% de vacinados, o Brasil é o 12º colocado na lista de países que mais vacinaram2. Poderíamos estar em melhor posição se não fosse, ainda, a resistência de muitos que são manipulados por poucos e que ousam desacreditar na ciência.


Para os 30% de brasileiros que faltam para completar a totalidade de vacinados com a segunda dose, a Sociedade Brasileira de Imunizações tem uma boa notícia – claro que essa informação é válida somente para os apreciadores da birita.


A Entidade afirma que não existe restrição à ingestão de bebida alcoólica antes ou depois de tomar a vacina e que o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada por nenhum imunizante vacinal.
Se isso for um alento para aqueles que gostam da bebida, então desde já estão convocados para ir até um posto de vacinação para completar as doses faltantes.


Tomem quantas doses for necessária. Doses da vacina! Pois doses excessivas ou o uso abusivo de bebida alcoólica sabemos que torna sem efeito diversos medicamentos, além de levar o vacinado à dependência.


Já pensou se houvesse uma campanha com o seguinte slogan: “Tome e vacine, vacine e tome!”. Os aficionados preencheriam sem peso na consciência as filas que carecem de participantes necessitados de receberem as doses da imunização.


Então respondendo à pergunta do início do artigo. Você que recebeu ou pretende receber a dose da vacina contra a Covid-19, pode sim comemorar antes ou depois da picada abrindo a sua gelada de preferência ou degustando um bom vinho. Sempre com moderação!


Quanto a mim, após a dose de reforço que tomei semana passada, esperei três dias para tomar uma lapada de girgolina.

*Claiton Cavalcante é contador.

Fonte: gazetadigital