Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Com grande pesar a AMACIC despede-se do Confrade e Acadêmico detentor da Cadeira n.o 2 da Academia. Sírio Pinheiro da Silva foi um dos precursores da AMACIC, participou da Comissão de Seleção dos primeiros Acadêmicos (2015) e exerceu as atividades de Diretor de Finanças de (2015 – 2017), Presidente do Conselho Fiscal por duas gestões (2018 a 2021).

Contribuiu de forma significativa para a Classe Contábil Mato-grossense sendo egresso da primeira turma de Formados em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (1975), onde atuou vários anos como Docente; foi um incentivador e um apaixonado pelas Ciências Contábeis.
Seu interesse pelos estudos levou-o a concluir o Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1977).
Além de Docente da área contábil atuou como Contador da Rede CEMAT (1974 – 2009) e Auditor Geral do Estado de Mato Grosso (2002 – 2007).

A humildade, a preocupação do próximo, o empenho, a dedicação profissional, o amor à família e o apego às coisas sagradas levaram o filho do Sr. Camillo Pinheiro da Silva e Sra. Adelina Moreira da Silva, nascido em Santo Antônio de Leverger em 29 de março de 1951, a registrar com letras de ouro sua caminhada na terra do seu conterrâneo, Marechal Rondon, e no Estado de Mato Grosso.

Agradecemos ao Pai Celestial pela oportunidade do convívio, do aprendizado e do legado que este mês e Acadêmico nos proporcionou. Experiências que ficarão registradas nos Anais desta Academia.