Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Cadeira nº 37

 CRCMT 526-7/O

Brasileiro, divorciado, Contador, Economista (formado em Ciências Contábeis e Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – ambos 1ª Turma), fazendeiro, nascido em 20 de janeiro de 1939, no município de Ponte Branca, situado a sudeste no interior do estado de Mato Grosso, divisa com o estado de Goiás às margens do Rio Araguaia, filho de José Clemente Rodrigues (produtor rural) e Durvalina Francisca de Souza (do Lar), familia formada por mais 08 Irmãos (5 homens e 3 mulheres). Embora seus genitores tivessem pouco grau de Instrução (pai colegial e mãe semianalfabeta), entendiam que a melhor herança a deixar para seus filhos era o estudo, e estimularam que cada filho buscasse sua profissionalização. Transferiram a residência da familia da fazenda para a sede do município assim que chegada a idade escolar dos Filhos.

Nesta linha Sebastião iniciou seus estudos cursando o Primeiro Grau (antigo primário e ginásio) na Escola Municipal de Ponte Branca/MT, sempre muito esforçado/curioso e por não existir disponível o Ensino Médio no município, decidiu, com o apoio dos pais mudar-se para a cidade de Cuiabá/MT, distante 500 Km, onde cursou o Segundo Grau (Ensino Médio Rede Estadual – Curso Técnico em Contabilidade) passando a morar sozinho e a trabalhar na área contábil, números sempre foram uma de suas paixões.

Nessa época, em sala de aula conheceu Nilza Sampaio Antunes, aquela que mais tarde tornou-se Nilza Antunes Rodrigues, sua esposa e mãe de seus 03 Filhos (Maristela, Walterbrás e Marilza Antunes Rodrigues), pai zeloso, amoroso, preocupado com o bem-estar da familia e com o aprimoramento/crescimento profissional decidiu voltar aos estudos quando da criação dos Cursos Superiores de Ciências Contábeis e Economia na UFMT, sediada em Cuiabá/MT.

Trabalhou como:

– Especialista Contábil na Ipiranga Distribuidora de Petróleo;
– Técnico de Contabilidade (escritório particular);
– Funcionário Público Estadual (ACARMAT, que mais tarde passou a EMATER, atual EMPAER);
– Professor do Ensino Médio na Rede Estadual;
– Consultor Econômico e Contábil – Área Publica;
– Funcionário Público Federal – Professor Substituto e depois Titular do Curso de Contabilidade na UFMT;
– Funcionário Público Federal – Tribunal Regional do Trabalho – TRT/MT 23ª Região;
– A Contabilidade e Auditoria Pública sempre foram sua especialidade, principal área de atuação.

Mesmo morando em Cuiabá/MT para estudar, posteriormente constituindo Familia, nunca abandonou seus pais e irmãos prezando muito suas raízes rurais, seu primeiro investimento foi aquisição de uma pequena área rural no município de Ponte Branca/MT. Área esta que foi expandindo com o passar dos anos, tendo como atividade principal a pecuária, representando um dos seus maiores orgulhos, despertando em seus filhos também o amor ao campo. Sempre obteve auxilio de irmãos, sobrinhos e filhos, enquanto morou em Cuiabá/MT, para gerir a fazenda, a partir do ano de 2008, já aposentado pelos Poderes Executivo e Judiciário Federal, optou em cuidar pessoalmente da fazenda.

Filho, Irmão, Pai e Avô cuidadoso, amoroso, amigo, trabalhador, honesto, pessoa ética, correta, profissional dedicado, responsável e preocupado com a qualidade/transparência dos fatos, faleceu aos 72 anos de idade, no município de Cuiabá/MT, por infarto agudo do miocárdio em 16 de fevereiro de 2012, deixando uma lacuna no coração dos familiares e amigos.