Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Cadeira nº 49 – Contadora pela Escola Técnica de Comércio de Cuiabá, em 1953. CRCMT 339/O.

Nasceu em Várzea Grande/MT, em 29 de dezembro de 1931. Filha de Rosa e Miguel Baracat. Casada com Emanuel Benedito de Arruda.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS: Professora. Advogada. Foi escriturária do TCE-MT, em 1955, técnica em Contabilidade, diretora da Associação Mato-grossense dos Municípios, secretária de administração da prefeitura de Cuiabá, secretária de administração e da fazenda da Prefeitura de Várzea Grande, Auditora do Governo do Estado de Mato Grosso, diretora administrativa e financeira da Codemat, Consultora de Contabilidade de várias prefeituras municipais de Mato Grosso, Conselheira do Senac.

ATIVIDADE SOCIAL: Foi uma vereadora combativa, tanto é que na Câmara era a única oposição ao governo municipal da época. Como primeira Prefeita de Várzea Grande abriu as Avenidas Castelo Branco e a Filinto Muller. Construiu a primeira sede da prefeitura. Durante o mandato dela, Sarita tornou Várzea Grande o município mais alfabetizado de Mato Grosso. Tinha orgulho disso.

ATIVIDADE CULTURAL: Como professora era muito austera. Lecionava OSPB, Organização Social e Política Brasileira, disciplina em que ensinava os símbolos nacionais, noções sobre postura, ética.

Por meio dessa disciplina ela conheceu a vida pública e pode, com mais afinco, mais conhecimento de causa, atuar nas organizações sociais e políticas de Várzea Grande, Cuiabá e Mato Grosso.

CONDECORAÇÕES: Recebeu da Associação Mato-grossense dos Municípios, medalha e o diploma da Ordem do Mérito Municipalista em reconhecimento aos serviços prestados.

OBRAS PUBLICADAS: Sua Biografia:

SARITA – CONTADORA: Nas mãos a força do fazer.

Por Neila Maria Souza Barreto Editora Entrelinhas – No Prelo – ISBN: 978-85-7992-111-7 in Barreto, Neila Maria Souza. Sarita Baracat: {vida e trajetória política}. Cuiabá, MT: Entrelinhas, 2017. Editora Entrelinhas. Cuiabá-MT. No Prelo.

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES: Sua biografia nos mostra as dificuldades e os enfrentamentos de uma mulher que ousou experimentar novas maneiras de relacionar-se, mesmo com a maternidade. Faleceu em 09.10.2017