A assembleia geral da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis ocorreu no dia 29 de novembro no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, tendo o Diretor de Administração, Acadêmico Jovane Marconi Zago, encarregando-se dos trabalhos do cerimonial.

Na evidência inicial foi descrito o surgimento da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis ocorrido a partir da preocupação dos líderes contábeis do Estado de Mato Grosso em marcar na classe contábil desta região a sua história, assim como sua ascenção enquanto profissão altamente valorizada e necessária para sociedade.

A AMACIC foi fundada em assembleia geral realizada na manhã do dia 30 de outubro de 2015, nesta capital, ocasião em que foram eleitos patronos e acadêmicos, a compor a seleta plêiade de estudiosos da academia.

Os patronos, designados como primeiros ocupantes das cadeiras, destacam-se por terem sido profissionais com trabalhos de relevância para classe contábil deste estado. Cada patrono corresponde a um acadêmico ocupante, eleito por escrutínio especifico, sendo prerrogativa, dentre outras, a formação em ciências contábeis, notório conhecimento científico e reputação ilibada.

Para iniciar os trabalhos a mesa foi composta pelos Acadêmicos: Ivan Echeverria – Presidente; Aloísio Rodrigues da Silva – Vice-Presidente; Jovane Marconi Zago – Diretor de Administração; Luiz Gonzaga Warmling – Diretor de Finanças; Ney Mussa de Moraes – Diretor Operacional; Sofia Inês Niveiros – Diretora de Ensino e Pesquisa; Sirio Pinheiro da Silva – Presidente do Conselho Fiscal; Silvia Mara Leite Cavalcante – Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade; e Agda Eduarda Salcedo – Conselheira do Conselho Regional De Contabilidade De Mato Grosso. Foram registradas as presenças dos Acadêmicos e seus familiares; familiares dos patronos; e profissionais da contabilidade.

Como ocorre nas Assembleias Gerais da AMACIC, os presentes foram convidados para, em posição de respeito, ouvir o Hino Nacional Brasileiro, projetado no telão.

O Presidente Ivan Echeverria procedeu na instalação do evento com o ato declaratório: “Com fé em Deus declaro aberta a Assembleia Geral e a sessão solene de Posse de novos Acadêmicos da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis – AMACIC”.

O quadro de associados da Academia foi ampliado com as posses nas Cadeiras nº 56, Patrono: RONEI GUIMARÃES ORTEGA e Acadêmica: EDELMIRA RODRIGUES DA COSTA; nº 57, Patrono: COLOMBO MIRANDA NOLETO e Acadêmico: MARCELO ALMEIDA SOUZA; nº 58, Patrono: JOAQUIM DE LARA PINTO e Acadêmico: EDSON FRANCISCO PERUSSELI; nº 59, Patrono: EDISON WALDECI DA SILVA e Acadêmica: MARINÊS NUNES TUBINO; nº 60, Patrona: MARA REGINA DE SOUZA LEMES BASTOS e Acadêmico: OSVALDO AMÉRICO DE OLIVEIRA SOBRINHO; nº 61, Patrono: VALDEMIR VILAS BOAS e Acadêmica: MARISA BRITO AGUIAR.

O Juramento foi apresentado pelo Acadêmico Marcelo Almeida Souza, com o acompanhamento pelos demais, no seguinte texto: “Prometo desempenhar a nobre função para qual fui eleito (a) envidando todos os esforços para, no cumprimento fiel da legislação pertinente, promover o conhecimento e o desenvolvimento da classe contábil mato-grossense, dignificando-a e honrando-a. Assim prometo”.

Evidenciando todos os Patronos, Acadêmicos e Neoacadêmicos, a Acadêmica Marisa Brito Aguiar apresentou o discurso de posse.

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE – I PRÊMIO AMACIC

Entrega dos certificados e as láureas do Concurso Literário em Contabilidade – I PRÊMIO AMACIC, tendo a contadora GERALDA MARIA DE CARVALHO DE SOUZA recebido das mãos do Presidente Ivan e do Vice-Presidente Aloisio Rodrigues da Silva seu certificado da AMACIC, de Menção Honrosa pelo merecimento da classificação de seu trabalho literário: “Planos de previdências – ferramenta de controle”.

O Consultor de Vendas Dilson Camargo representou a Auto Campo Comércio de Veículos Ltda. na entrega dos prêmios ofertados pela empresa.

A contadora KÉSIA ELAINE PAULA COSTA DE ALMEIDA MARQUES recebeu o tablet pela classificação em 3º lugar e seu certificado da AMACIC com o trabalho: “Pregão presencial e eletrônico: vantagens e desvantagens no município de Rondonópolis”.

O contador HUDSON DOUGLAS DE AGUIAR recebeu o telefone celular pela classificação em 2º lugar e seu certificado da AMACIC com o trabalho: “Como o controle de custos pode contribuir para análise financeira de um investimento em operação no agronegócio”.

O contador MAGNO ALVES RIBEIRO recebeu o notebook pelas classificação em 1º lugar e o certificado da AMACIC com o trabalho: “Custo da Pegada Hídrica Virtual das exportações de Mato Grosso versus os repasses federais Lei Kandir e FEX: uma análise do período de 2013 a 2017”, tendo como coautoras as contadoras JOSIANE SILVA COSTA DOS SANTOS e CLECI GRZEBIELUCKAS, as quais recebera seu certificado da AMACIC.

ELEIÇÃO DA DIRETORIA PARA O BIENIO 2020/2021

Para a Diretoria Executiva foram eleitos para conduzirem os destinos da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis, na gestão 2020/2021, nos respectivos cargos, os associados acadêmicos, a saber: Presidente: Ivan Echeverria (3º mandato); Vice-Presidente: Aloisio Rodrigues da Silva; Diretora de Administração: Silvia Mara Leite Cavalcante; Vice-Diretora de Administração: Acy Castrillon Ferreira; Diretor de Finanças: Luiz Gonzaga Warmling; Vice-Diretor de Finanças: Paulo Cesar Santos Rühling; Diretor Operacional: Jovane Marconi Zago; Vice-Diretor Operacional: José Carlos Dorte; Diretora de Ensino e Pesquisa: Sofia Ines Niveiros; Vice-Diretora de Ensino e Pesquisa: Giseli Alves Silvente; no Conselho Fiscal foram eleitos os associados acadêmicos, na qualidade de Membros Titulares: Presidente – Sírio Pinheiro da Silva; Membros: Agda Eduarda Salcedo e Deosdete Gonçalves da Silva, e Membros Suplentes: Ederaldo José Pereira de Lima, Aldo Nuss e Iseorene Canavarros Bernardino.