Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Mato Grosso perde um ícone da contabilidade

Contador Ivan Echeverria

 Presidente da AMACIC

 

Nascido em 8 de junho de 1923, o contador e professor Aecim Tocantins deixará saudades à sua esposa, Célia Lombardi Corrêa Tocantins, carinhosamente chamada de Celita; ao filho Mário Luís, e sua esposa Flávia, aos netos Guilherme e Gustavo; à filha Maria Alice, e seu esposo Wilson; aos netos Dante e Aramis; aos demais familiares, amigos e a toda a classe contábil mato-grossense.

Sua partida, aos 94 anos de idade, deixou um vazio, mas ficarão os momentos compartilhados pela sua vivência cristã, tendo compreendido os valiosos ensinamentos e a prática de servir aos semelhantes e contribuir para a formação moral e ética da comunidade.

Dizia: sempre respeitei e admirei os ensinamentos cristãos de outras religiões; para ele a religião devia ter Cristo como princípio, meio e fim.

Junto com a senhora Celita recebeu a hóstia sagrada das mãos de sua Santidade o Papa João Paulo II durante a comunhão.

Conviveu com o Arcebispo Dom Francisco de Aquino Correa, Dom Bonifácio Piccinini, padre Pedro Cometti e com as Filhas de Maria Auxiliadora, em especial as abnegadas Irmãs Santina e Eudir, batalhadoras na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, em cuja entidade colaborou por mais de meio século, tendo, inclusive, exercido a Presidência, entre outros cargos.

Contador e Atuário formado em 1943 pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro, atual Universidade Cândido Mendes, o jovem Aecim Tocantins iniciou suas atividades na contabilidade como profissional autônomo, em Cuiabá, sua terra natal.

Foi o primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, eleito aos 11 de setembro de 1947, cujo mandato se estendeu até o mês de setembro de 1952, permanecendo, no entanto como Conselheiro. Retornou à presidência em janeiro de 1970, concluindo eu mandato em março de 1971.

Sempre participava de todos os eventos realizados pelo Conselho. Suas atuações lhe rendeu a honraria da Medalha Mérito Contábil Delza Teixeira Lema, em 2015.

Por suas meritórias atividades e ações na profissão contábil, embora tenha declinado de assumir uma cadeira na Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC), foi laureado com o diploma de Acadêmico Benemérito, em 2016.

Na área educacional ostentava o título de Professor por ter sido fundador da Escola Técnica de Comércio de Cuiabá, onde foi Diretor no período de 29/03/1951 a 12/02/1955, e, também, fundador do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Mato Grosso, instituições onde lecionou com louvor as disciplinas de contabilidade e auditoria por vários anos.

Na vida pública atuou como secretário Geral da Prefeitura Municipal de Cuiabá; eleito vereador e presidente da Câmara Municipal; prefeito de Cuiabá (1961); secretário do Interior, Justiça e Finanças e chefe da Casa Civil do Estado; assessor Técnico, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso; primeiro representante de Mato Grosso junto à Comissão Especial da Divisão do Estado.

Suas condecorações honoríficas estão:

– Grande Oficial da “Ordem do Mérito de Mato Grosso”.

– Ordem do Mérito Legislativo de Mato Grosso “Comenda Senador Filinto Muller” – concedida pela Assembleia Legislativa do Estado.

– Ordem do Mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Cuiabá.

– Medalha do Tribunal de Justiça do Estado.

– Troféu “Jegue de Filantropia”– Conselho Superior da Ordem das Misericórdias do Brasil.

– Medalha “Mérito Maçônico” Manoel Joaquim dos Santos.

– Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo SENAC.

– Diploma de Honra ao Mérito: Polícia Militar do Estado.

– Medalha de Mérito Público Municipal – Ponta Porã.

– Medalha de Sesquicentenário da Independência do Brasil – UFMT.

– Comenda Memória do Legislativo Estadual.

– Diploma de Amigo da Base Aérea de Campo Grande.

– Membro efetivo da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR.

– Título de Colaborador da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

– Sócio Benemérito da AMEGO – Associação Mato-grossense dos Estudantes de Goiás.

– Título de cidadão Guiratinguense e Título de Cidadão Chapadense.

– Ordem do Mérito Comercial do Estado de Mato Grosso, no Grau de Comendador.

– Título Honorífico Ordem do Mérito Dom Francisco de Aquino Corrêa, concedido pela Câmara Municipal de Cuiabá.

Aecim Tocantins era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso; membro Titular da Cátedra nº. 037, da Academia Nacional de Economia – ANE, igualmente denominada de Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e membro da Academia de Medicina de Mato Grosso.

Deixou as seguintes obras publicadas:

1) PHILOGÔNIO DE PAULA CORRÊA: Educador, Historiador, Homem de Letras, Parlamentar. Coautora: Célia Lombardi Corrêa Tocantins, em 1999.

2) PROFESSORA ALINA: Uma educadora além de seu tempo. Coautores: Ivan Echeverria e Nilza Queiroz Freire, em 2010.

3) CARTAS DO MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON: Relíquias do Telegrafista Tocantins. Coautor: Ivan Echeverria, em 2013.

4) COLETÂNEA: Conceitos, Frases e Pensamentos, em 2013 e reeditada em 2017.

No ano de 2006 foi elaborada pelo contador Ivan Echeverria a obra “Aecim Tocantins: da Contabilidade à Vida Pública”, apresentando uma parte de sua extensa biografia.

Da lavra de Aecim Tocantins, repetem-se:

“Rejuvenescem os meus ideais e recompõem o meu entusiasmo as manifestações de carinho e consideração que no decorrer da vida tenho recebido da minha laboriosa e digna classe contábil”.

E, ainda:

“Procurei exercer a profissão com entusiasmo, dedicação e alto apreço, dela fazendo um sacerdócio. A ela devo o sucesso da minha vida particular e pública. Em todas as funções exercidas destaquei sempre com orgulho a minha profissão contábil”.

Autor: contador Ivan Echeverria – Presidente da AMACIC

Disponível em: http://www.abracicon.org/#topo_home

 

Link PDF: https://cqueiroz.box.com/shared/static/nhjtsykdphv0vluf07ooskpgks1tf7lk.pdf

 

Publicações: https://issuu.com/clientesativos/docs/abracicon_saber_ed_n_20