Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis

Cadeira nº 41 

CRCMT 0022 – DADOS PESSOAIS: Nascido em 15 de Maio de 1919 na região do Porto em Cuiabá – MT, filho de Manoel Pouso Filgueira e de Camila Henriqueta de Mesquita, casado por 49 anos com Odette Soares da Silva Pouso, falecida em 19/07/1996, ficando desde então viúvo. Faleceu em 12 de janeiro de 2017.

FORMAÇÃO: Formou se em Ciências Contábeis, onde registrou se no Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC/MT) em 03 de Fevereiro de 1948, sendo o detentor do registro número 022. Também teve em seu currículo a formação em Direito pela Faculdade do Instituto Toledo de Ensino. Participou e se formou com a 1ª turma de NPOR do Estado de Mato Grosso.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS: Contador privado, exercendo a atividade para várias empresas desde o ano de 1961, onde se destaca os serviços relevantes prestados a família Cândia, tradicional em Cuiabá. Contador da Prefeitura de Cuiabá antes de se afastar da capital por certo tempo. No ano de 1967 passou no concurso da Delegacia da Receita Federal do Brasil, mudando para Bauru para assumir a sua vaga, onde ficou até o ano de 1979, quando se aposentou. No seu retorno, quando da Gestão de Frederico Campos a frente do Governo do Estado de Mato Grosso trabalhou na Gestão do Banco do Estado do Estado de Mato Grosso (BEMAT). Fundador juntamente com o Contador Aecim Tocantins e demais conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso, em 11 de setembro de 1947.

CONDECORAÇÕES: Quando da sua aposentadoria em 1979 de Agente Fiscal da Receita Federal do Brasil recebeu a honraria dos agentes dos serviços prestados tendo esta placa guardada em casa pelos familiares. Homenageado em diversos eventos e confraternizações do NPOR do Estado de Mato Grosso por ser da 1ª turma deste tão seleto grupo. Enaltecido a memória em sessão solene de comemoração ao dia dos Contadores e dos Profissionais da Contabilidade no ano de 2008 e 2009 realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso quando fora lembrado de os desbravadores da Profissão de Guarda-livros deste Estado.