Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Cadeira Nº 63

Nascido em 22 de abril de 1970, em Cuiabá/MT. Filho do Bacharel em Ciências Contábeis, Pedagogo e Economista Luciênio Rosa e Silva e da Contadora Vera Lúcia Corrêa da Costa. Casado com a Pedagoga Fabiana Alencar Rocha e Silva. Pai de Heitor José Alencar Rosa e Silva, e de Melissa Alencar Rosa e Silva.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon (1992), atual Centro Universitário UNIC Beira Rio 2. Contador CRCMT nº 005940/O-0. Especialista em MBA – Gestão Estratégica Avançada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e em Direito Ambiental pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017).

Professor Adjunto concursado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Contabilidade Privada, desde 2006, sendo que, preferencialmente, a sua área de atuação, em Ensino, Pesquisa e Extensão, é voltada para as seguintes temáticas: a) Contabilidade Socioambiental e Governança nas Organizações; b) Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais; c) Práticas de Gestão, Estratégia e Sustentabilidade Ambiental nas Organizações; d) Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; e) Ética e Responsabilidade Socioambiental do Profissional Contábil; f) Controle Social das Políticas Públicas.

Associado Voluntário da “BSGI – ASSOCIAÇÃO BRASIL SOKA GAKKAI INTERNACIONAL”, representação no Brasil da “SGI – SOKA GAKKAI INTERNACIONAL”, desde julho de 1996.

Associado Colaborador da “ASSOCIAÇÃO CIVIL DA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL – GTPS – GRUPO DE TRABALHO DA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL”, desde junho de 2016.

Membro Fundador, como representante indicado pela “ADUNEMAT – ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN”, do “OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MATO GROSSO”, desde abril de 2019.