Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Ivan Echeverria

            Os calouros do Curso de Ciências Contábeis da Turma 2019/1 tiveram a oportunidade de receber na aula inaugural do Professor MARCELO ALMEIDA SOUZA, em 26/2 o Presidente da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis –  AMACIC, Contador e Acadêmico IVAN ECHEVERRIA, a Contadora e Perita Contábil VERA GOMES DA SILVA e a equipe do CRCMT-JOVEM, sob a coordenação da Contadora STEFANY ARAUJO.

Para o desenvolvimento dos temas, em primeiro lugar, optou-se por apresentar o CRCMT- JOVEM com seus trabalhos e convites para os novatos se integrarem no grupo; posteriormente nominou-se, individualmente, as diversas Câmaras do CRCMT e suas atividades: esta foi a fala da Coordenadora Stefany.

Motivação foi o tema desenvolvido pela Contadora Vera, com trânsito pelas atividades da profissão passíveis de desenvolvimento pelos futuros Contadores: foi uma chamada geral, com ênfase para os estudos, leitura e a ética. Foram palavras apropriadas para os novos estudantes das Ciências Contábeis.

Para o fechamento a palavra coube ao Presidente Ivan, apresentando a AMACIC com seus objetivos e atuações, quer sejam:

  1. promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis: neste momento está sendo cumprindo com a divulgação da AMACIC aos novos estudantes da Contabilidade;
  2. preservar a história e a memória de todos aqueles que contribuíram para o aprimoramento das Ciências Contábeis, prioritariamente em Mato Grosso, buscando o reconhecimento e homenagem aos profissionais importantes do passado e do presente: quando um Acadêmico ou uma Acadêmica passa a fazer parte do quadro, estes apresentam seu Patrono ou Patrona, aspecto a homenagear os profissionais de ontem e de hoje;
  • desenvolver, fomentar, realizar ou participar de projetos e eventos, como exposições ou quaisquer outras iniciativas que tenham por escopo desenvolver ou divulgar os procedimentos técnicos e culturais visando às atualizações dos profissionais da área contábil: um bom exemplo citou-se o Cine Contábil ABRACICON, trazido para os estudantes de Ciências Contábeis do ICEC, em 2018, e também para todas as demais Instituições de Ensino Superior da Capital do Estado;
  1. promover concursos sobre temas relacionados à aplicação das Ciências Contábeis: hoje encontra-se no site amacic.org.br o Regulamento do CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE – I PRÊMIO AMACIC;
  2. celebrar convênios, contratos e intercâmbios com diversas entidades com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento de suas atividades e das Ciências Contábeis: a comprovação se vê pela parceria com o egrégio Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso – CRCMT.

Na segunda parte de sua fala o Presidente Ivan apresentou aos calouros de Ciências Contábeis do ICEC o poema PRIMÓRDIOS DA CONTABILIDADE NO BRASIL, de sua autoria.

Depois das apresentações a equipe do CRCMT-JOVEM fez o sorteio de vários brindes para os estudantes presentes e foram oferecidas duas obras de “CNNP 2017 – ANTOLOGIA POÉTICA” contemplando o poema acima citado e duas obras de “CONTABILIDADE GERAL, CUSTOS E ANÁLISE CONTÁBIL”,  autoria de IVAN ECHEVERRIA.