Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Vice Governador participa de solenidade do CRC

Vice Governador participa de solenidade do CRC

Na noite desta sexta sexta-feira (26.02) o vice-governador Carlos Fávaro prestigiou a posse da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a solenidade de lançamento da Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis (AMACIC). Representando o Executivo estadual, Fávaro recebeu na ocasião o diploma de Acadêmico Honorário pelos relevantes trabalhos prestados por Mato Grosso.

O vice-governador parabenizou a todos os membros do Conselho Regional e da Academia pelo mérito da eleição para os prestigiosos cargos, e agradeceu pela grande parceria construída com a categoria, composta por mais de 10 mil profissionais em Mato Grosso, e 530 mil em todo o país.

Declarou ainda a importância dos contadores para a transformação de Mato Grosso, como peça fundamental para contribuir com a legalidade, transparência e pelo incentivo ao desenvolvimento da sociedade. Ressaltou como exemplo o trabalho desenvolvido pela presidente da Junta Comercial, Gercimira Ramos Moreira Rezende, que foi uma indicação técnica do CRC, acatada pelo governador Pedro Taques.

“Ela vem modernizando a entidade, dialogando com os contadores, porque conhece os problemas e tem as soluções, por isso tem todo o apoio do governador e do Conselho Regional”, afirma.

O compromisso do Governo do Estado de melhorar o ambiente negocial foi motivador do diploma de Acadêmico Honorário, recebido por Fávaro, e também pelo governador Pedro Taques, na ocasião representado pelo vice-governador.

Fávaro aproveitou a ocasião para falar a respeito do decreto 380/2015, que trata da adequação da legislação mato-grossense à nacional em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Fávaro afirmou que há aproximadamente 200 mil processos administrativos tributários que tiram a segurança dos empresários e dão dor de cabeça para os contadores, e o intuito do governo é dirimir esse entrave.

“Fomos o primeiro governo que se posicionou contra a recriação da CPMF, também temos um posicionamento muito claro contra a criação do tributo para a exportação. Por isso os tranquilizo, não seria o objetivo do decreto 380 atrapalhar a vida dos cidadãos e nem dos contadores, e dos empresários desse Estado. Estamos trabalhando para modernizar, e estabelecer um novo código tributário”, explica.

Ele conta ainda que imediatamente ao decreto veio a prorrogação de 90 dias para vigorar e seja possível dialogar com a sociedade, com os empresários, comerciantes, industriais, com o Conselho Regional de Contabilidade, pra um código tributário eficiente.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, reconduzida ao segundo mandato, Silvia Maria Leite Cavalcante, agradeceu a presença do representante do Estado, e afirmou que isso mostra o respeito e o reconhecimento da gestão do governo com a categoria contábil.

“Temos que mostrar para a sociedade que é a contabilidade que nos faz capazes de gerar informações. Seja nos setores públicos ou privados. É com o resultado do nosso trabalho que os Estados, municípios e a união conseguem gerir os seus recursos e que as empresas conseguem tomar decisões estratégicas”, defendeu a presidente do CRC.

Conselho Regional e Academia

A nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade é presidida pela contadora Silvia Mara Leite Cavalcante, e o corpo da Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis composto por 37 patronos e igual número de acadêmicos, um grupo de estudiosos tem como presidente Ivan Echeverria.

A AMACIC foi fundada em 30 de outubro de 2015, ocasião em que foram eleitos os patronos e acadêmicos que realizaram trabalhos de relevância para a área. É a 19º a ser fundada no Brasil e tem como objetivo valorizar e incentivar o desenvolvimento e o estímulo do desenvolvimento filosófico e científico.

Estiveram presentes também Adriano Marrocos, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do DF; Joaquim Bezerra, vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade; Ivan Echeverria, Presidente da Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis; Marilia Beatriz, presidente da Academia de Letras de Mato Grosso; Marcela Rizzi, delegada da Receita Feederal em MT; Sérgio Akutagaua, chefe da Controladoria Regional da União; Moisés Maciel, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado; Ironei Santana, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis; Everaldo Pereira Lima, presidente do Sindicato dos Contadores; e Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

 

 

Fonte: http://www.mt.gov.br/-/3033211-favaro-recebe-homenagem-da-diretoria-do-crc