Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

 

 

Distintos Familiares dos nossos saudosos Patronos,

Nobres Acadêmicas,

Nobres Acadêmicos,

Estimados Familiares dos Acadêmicos,

Ilustres Autoridades da Contabilidade,

Diletos convidados,

 

Agradeço ao Senhor Deus pela dádiva desta solenidade de Assembleia Geral da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis.

Hoje, 26 de julho, é dia dos avós, tanto aqui no Brasil quanto em Portugal, cuja referência é para o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Aos avós aqui nos prestigiando uma calorosa salva de palmas.

 

Senhoras e Senhores,

 

Este é o quarto ano deste sodalício, iniciamos os trabalhos em 30 de outubro de 2015 com a designação de Patronos e Acadêmicos em trinta e sete cadeiras e a posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. A posse solene dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e da Academia ocorreu em 26 de fevereiro de 2016, oportunidade da condução dos trabalhos pela Acadêmica Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON.

Completado o número de quarenta cadeiras com a designação de Patronos e posse de novos Acadêmicos, em Assembleia Geral foi elevado para sessenta cadeiras.

Novas Assembleias com a posse de Acadêmicas e de Acadêmicos ocorreram nos encontros seguintes, completando hoje cinquenta e cinco cadeiras por Patronas e Patronos ocupadas e com a posse do Acadêmico Reneu Graebner, do Acadêmico Deosdete Gonçalves da Silva e da Acadêmica Bethânia Santana Marinho da Silva.

Pois bem, a nossa atuação vem cumprindo os objetivos estatutários e, em especial na preservação da história da contabilidade em Mato Grosso considerando a composição da galeria dos imortais da AMACIC por pioneiros da nossa Contabilidade quer tenham sido guarda-livros, técnicos em contabilidade, contadores provisionados ou contadores.

Também quando falamos em Mato Grosso, a Academia tem buscado seus membros em todos os municípios do Estado e hoje há integrantes em seu quadro desta Capital, de Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Mirassol do Oeste, Lucas do Rio Verde e Diamantino.

Agradecemos as vossas presenças e contamos com a participação nos próximos eventos.

Muito Obrigado.

 

Ivan Echeverria

Discurso na Assembleia Geral de 26/07/2019.