Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Cadeira Nº 42

CRCMT 11.797-O – Era um jovem contador, nascido em 11/10/1985. Ele veio para Sinop no ano de 2004, quando, na ocasião conseguiu aprovação na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) para cursar Ciências Contábeis.

Durante sua graduação ele sempre se destacou em virtude de seu carisma, do engajamento com as questões estudantis e do esforço para a boa formação dos futuros profissionais da contabilidade. Logo no primeiro semestre da faculdade participou como palestrante na Jornada Acadêmica do curso de Ciências Contábeis, falando sobre a evolução histórica da profissão. Em virtude de seu excelente desempenho neste evento se tornou conhecido por quase todos os alunos do campus.

Ao iniciar a graduação também se fez membro da Empresa Júnior do curso de Ciências Contábeis, atuando em diversos projetos em que a Empresa Júnior se envolvia, como a ida a Brasília/DF em junho de 2005, juntamente com uma caravana organizada pelo SEBRAE para manifestar presença e estimular a aprovação da então chamada Lei do Super Simples, hoje Lei 123/2006 do Simples Nacional.

Mais tarde, o Diogo tornou-se o presidente da Empresa Junior de Ciências Contábeis, ficando como presidente e conduzindo suas ações de interação dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis com as empresas do município até o final de sua graduação. Além do envolvimento latente com a Empresa Júnior, Diogo também era membro atuante do Diretório Central Estudantil (DCE) e do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis.

Com um perfil altamente participativo ele sempre esteve à frente dos eventos acadêmicos, muitas vezes apresentando trabalhos, outras vezes participando da organização dos eventos, como o EECAEJ (Encontro de Economia, Contabilidade, Administração e Empresa Júnior), evento que envolvia estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração de diversos locais do Estado e até mesmo de outros Estados.

Como estudante, Diogo sempre se mostrou aluno assíduo, dedicado, exemplar, talentoso e extremamente inteligente. Ele envolvia-se em projetos de pesquisa e atuava como monitor voluntário em grupos de estudos que os alunos montavam, grupos esses que tinham o propósito de melhorar e aprofundar os conhecimentos acerca da Ciência Contábil.

Após a Colação de Grau em 21 de fevereiro de 2008, Diogo foi contratado para trabalhar em um grande grupo do setor de supermercados e que possui loja na cidade de Sinop. Na ocasião ele foi alocado para fazer parte do setor de compras e controle de estoques, mas logo se destacou e assumiu o cargo de líder desse setor, utilizando artefatos da contabilidade gerencial intensamente. Ele se manteve nessa empresa até o fim de sua vida, na ocasião do acidente sofrido que culminou com sua morte, ele estava retornando ao trabalho após seu horário de intervalo quando sofreu o acidente de trânsito, deixando seus familiares, noiva e amigos precocemente.

O Diogo faleceu em 17/01/2010 em virtude de complicações ocorridas decorrentes de um acidente de trânsito na cidade de Sinop/MT. Sua perda, tão cedo, promoveu uma dor profunda naqueles que conviveram com ele e sem dúvida a Ciência Contábil perdeu um grande profissional, que se importava com a classe e lutava para que ela fosse sólida, estruturada, valorizada e exercida de uma maneira ética e responsável.