Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

A posse solene da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), presidida pela contadora Silvia Maria Leite Cavalcante, foi realizada na noite do dia 26 de fevereiro, em Cuiabá, e contou com a presença de profissionais da área e representantes de entidades contábeis regionais e nacionais. A solenidade aconteceu juntamente com o lançamento da Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis (Amacic). O vice-governador do estado, Carlos Fávaro, foi homenageado, durante a cerimônia, com o diploma de Acadêmico Honorário pelos relevantes trabalhos prestados por Mato Grosso.

O vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, na solenidade. Além do vice-presidente, prestigiaram a posse os conselheiros Sandra Maria Batista (DF) e Evandro Benedito dos Santos (MT).

Joaquim Bezerra parabenizou a nova diretoria do CRCMT e afirmou, em discurso, que os gestores do Sistema CFC/CRCs têm muitos desafios, mas que estão trabalhando fortemente para dar andamento a várias ações e projetos de grande relevância para a classe como um todo, como o Programa de Educação Profissional Continuada, a integração da classe e o aprimoramento das Ciências Contábeis, entre outros.

O vice-presidente também lembrou que a construção da Contabilidade no Brasil, seja como profissão, classe ou ciência, é um processo contínuo e interminável. “Todos esses preceitos estão escritos em nossa bandeira, a qual temos tido a honra de defender nesses 70 anos de história dos Conselhos de Contabilidade”, destacou Joaquim Bezerra.

O vice-governador, Carlos Fávaro, parabenizou os membros do Conselho Regional e da Academia pelo mérito da eleição para os cargos, e agradeceu pela parceria construída com a categoria, composta por mais de 10 mil profissionais em Mato Grosso, e 530 mil em todo o país.

A presidente do CRCMT, reconduzida ao segundo mandato, Silvia Maria Leite Cavalcante, agradeceu a presença do representante do Estado, e afirmou que isso mostra o respeito e o reconhecimento da gestão do governo com a categoria contábil. “Temos que mostrar para a sociedade que é a contabilidade que nos faz capazes de gerar informações. Seja nos setores públicos ou privados. É com o resultado do nosso trabalho que os Estados, municípios e a união conseguem gerir os seus recursos e que as empresas conseguem tomar decisões estratégicas”, afirmou a presidente do CRC.

Entre as autoridades presentes na solenidade de posse e de lançamento da Amacic, estiveram presentes Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); Adriano Marrocos, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal; Marilia Beatriz, presidente da Academia de Letras de Mato Grosso; Marcela Rizzi, delegada da Receita Federal em MT; Sérgio Akutagaua, chefe da Controladoria Regional da União; Moisés Maciel, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado; Ironei Santana, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis; e Everaldo Pereira Lima, presidente do Sindicato dos Contadores.

A Academia

A Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis, presidida por Ivan Echeverria, é composta por 37 patronos e igual número de acadêmicos, tendo como objetivo valorizar e incentivar o desenvolvimento e o estímulo do desenvolvimento filosófico e científico. A Amacic foi fundada em 30 de outubro de 2015, ocasião em que foram eleitos os patronos e acadêmicos que realizaram trabalhos de relevância para a área.