Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Concurso Literário em Contabilidade

 

 

 

ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE

II  PRÊMIO  AMACIC

 

R E G U L A M E N T O

 

Art. 1º – A Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis — com sede na Av. Isaac Póvoas, 1495, sala 26, Edifício Emília, Bairro Popular, CEP 70045-440, em CUIABÁ – Mato Grosso, inscrita no CPF 23.890.573/0001-33 – lança o CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE – “II Prêmio AMACIC”, regido por este regulamento.

 

Art. 2º – O Prêmio tem a finalidade de estimular e incentivar a pesquisa e a produção científica na área das Ciências Contábeis, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica, científica e de aplicabilidade na Contabilidade, em uma das áreas temáticas abaixo explicitadas:

            Auditoria: os trabalhos deverão ter como objeto de estudo aspectos aplicados à auditoria contábil.

            Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental: as obras devem compreender os aspectos econômico-financeiros da sustentabilidade.

            Contabilidade Financeira: compreende temas relacionados à elaboração e divulgação de demonstrações contábeis para usuários internos ou externos às entidades, ou referentes ao processo de identificação, mensuração e registro dos eventos econômicos ocorridos no âmbito das organizações.

            Contabilidade Gerencial e Controladoria: envolve campo de pesquisa e desenvolvimento de estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das entidades, empresas ou organizações.

Contabilidade Governamental: os trabalhos deverão estar relacionados à gestão e controle da área pública.

Educação e Pesquisa em Contabilidade: compreende o campo de pesquisa e a prática de temas relacionados aos modelos, métodos, técnicas e instrumentos visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, ou seja, aspectos relativos à elaboração de trabalhos científicos em todas as áreas do conhecimento contábil.

            Perícia Contábil: as obras devem ter como objeto de estudo aspectos aplicados à perícia contábil.

            Tema Livre: Devem ser abordados no trabalho quaisquer temas relacionados às áreas da contabilidade não contemplados nos itens anteriores. Exemplo: Contabilidade do Agronegócio.

 

Art. 3º – O concurso “II Prêmio AMACIC” terá início em 25 de setembro de 2019 e término em 30 de junho de 2020, abrangendo todo o Estado de Mato Grosso.

 

Art. 4º – Poderão concorrer trabalhos individuais e em grupo, de até três pessoas, de área de formação acadêmica em Ciências Contábeis (graduação ou pós-graduação) ou que estejam cursando o último ano de curso de graduação.

 

Art. 5º – Ficam impedidos de participar os trabalhos:

I – de autoria dos membros da comissão julgadora, bem como de seus parentes até terceiro grau;

II – capítulos de teses ou dissertações premiadas; e,

III – premiados ou agraciados com menção honrosa em outros certames congêneres.

 

Art. 6º – Será permitida apenas uma submissão de obra por autor sobre os temas acima enunciados, preferencialmente com enfoque atual e mediante aplicabilidade para o caso mato-grossense.

 

Art. 7º Serão premiados os quatro primeiros colocados.

  • 1º A comissão julgadora poderá não conferir prêmios quando os trabalhos não possuírem qualidade satisfatória ou estiverem inadequadas ao tema.
  • 2º A comissão julgadora poderá conceder até o total de quatro menções honrosas.

 

Art. 8º A premiação será a seguinte:

I – um Notebook para o 1º colocado;

II – um celular para o 2º colocado;

III – um Certificado Digital e-CPF A-3 em TOKEN para o 3º colocado;

IV – um Certificado Digital e-CPF A-1 (arquivo) para o 4º colocado;

V – Certificados para os quatro primeiros colocados e para as menções honrosas, se houver; e

V – publicação no site: www.amacic.org.br dos trabalhos dos quatro primeiros colocados e menções honrosas, se houver.

 

Art. 9º – A inscrição contendo o NOME DO PARTICIPANTE ou dos integrantes do grupo deverá, com o respectivo PSEUDÔNIMO, obrigatoriamente, ser encaminhada via on line, em arquivo “pdf” até 30 de junho de 2020 para o seguinte endereço eletrônico presi.amacic@gmail.com, contendo:

II PRÊMIO AMACIC – ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE

 

PSEUDÔNIMO:

NOME COMPLETO ou NOMES COMPLETOS:

Cópia digitalizada da Carteira de Identidade Profissional ou Cópias digitalizadas das Carteiras de Identidade Profissional;

ou,

Cópia da Cédula de Identidade (estudantes e formados até 2-dois anos) e documento comprobatório da Instituição de Ensino Superior do Curso de graduação em Ciências Contábeis.

Título do Trabalho:

Endereço(s) residencial(is) completo(s): Logradouro, Bairro, CEP, Cidade.

Telefone(s):

Endereço para acessar o(s) Currículo(s) Lattes, o(s) qual(is) deve(m) estar atualizado(s).

Aceito(amos) com a remessa desta correspondência eletrônica com a inscrição pelo Regulamento do II PRÊMIO AMACIC, da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, do CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE.

  • 1º – Não serão aceitas inscrições fora do prazo retrocitado.
  • 2º – Eventuais questionamentos sobre o processo de inscrição poderão ser dirimidos por meio do endereço eletrônico: amacic.mt@gmail.com.

 

Art. 10  – Os TRABALHOS – sem qualquer identificação da autoria – exclusivamente com o PSEUDÔNIMO deverão ser encaminhados via on line, em arquivo formato “pdf”, para o endereço eletrônico presidência@amacic.org.br até o dia 30 de junho de 2020.

  • 1º  – Não serão aceitas obras fora do prazo retrocitado.
  • 2º – É imprescindível que o autor ou representante do grupo preencha corretamente todos os dados solicitados na inscrição, necessários, exclusivamente, à sua identificação e localização, confirmando, inclusive, a aceitação do regulamento.
  • 3º – A identificação dos demais autores, quando se tratar de trabalho em grupo, estará condicionada à participação direta e efetiva na pesquisa, bem como na elaboração da obra, cujos dados pessoais deverão ser informados no ato da inscrição.

 

Art. 11 – O trabalho deverá ser inédito. Consideram-se inéditos aqueles que não tenham sido publicados em meio impresso ou eletrônico, tais como livros, revistas acadêmicas e outros periódicos de grande circulação.

Parágrafo único. Serão também considerados inéditos os textos inseridos em documentos de circulação restrita de universidades, órgãos públicos, empresas, congressos, encontros e centros de pesquisa, como notas e textos para discussão e similares.

 

Art. 12 – O trabalho deverá ser redigido na língua portuguesa e digitado em espaço 1,5 (um e meio) entre as linhas, corpo 12, fonte arial; margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; papel formato A4 (210 mm x 297 mm), apenas em uma face, com número de páginas entre 15 e 30, incluindo os anexos, se houver.

Parágrafo único. A obra obedecerá às normas da ABNT, especialmente a NBR 10719 (Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos), a NBR 10520 (Citação em Documentos) e a NBR 6028 (Resumos) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Art. 13 – Na primeira página — capa do trabalho — deverá conter:

II PRÊMIO AMACIC – ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE

– Título do trabalho;

– Resumo (200 a 250 palavras);

– Palavras-chave:

Três. Devem identificar de maneira precisa o conteúdo do artigo.

 

Art. 14 – Estrutura a apresentar no trabalho encaminhado:

– Introdução.

– Referencial Teórico.

– Procedimentos Metodológicos.

– Análise dos Resultados.

– Conclusão ou considerações finais.

– Referências.

 

Art. 15 – A comissão julgadora será composta por até sete membros, entre eles profissionais de notório saber nas Ciências Contábeis, indicados pela Diretora de Ensino e Pesquisa da AMACIC, designados mediante portaria pelo Presidente.

  • 1º A Diretora de Ensino e Pesquisa da AMACIC será a presidente da Comissão Julgadora.
  • 2º Estando presente a presidente, poderá a comissão julgadora deliberar com a presença da maioria de seus membros.
  • 3º Em caso de eventual impossibilidade de participação de algum membro da comissão julgadora, o presidente poderá designar como suplente um especialista de notório saber.
  • 4º Quando da avaliação dos trabalhos, a comissão julgadora não terá conhecimento da identidade dos participantes para não influir no julgamento dos textos.
  • 5º Deverá declarar-se suspeito e abster-se de participar da avaliação de determinado trabalho, o membro da comissão julgadora quando for capaz de identificar indícios ou proceder ao reconhecimento da autoria do texto.
  • 6º Os nomes dos componentes da comissão julgadora serão divulgados quando da publicação do resultado do concurso no site da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis: www.amacic.org.br.
  • 7º Os critérios de avaliação serão estabelecidos pela comissão julgadora.

 

Art. 16 – Em caso de empate, caberá à presidente da comissão julgadora proferir o voto de desempate. 

 

Art. 17 –  O resultado do concurso será publicado no site da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis: www.amacic.org.br, a partir do dia 22 de setembro de 2020.

 

Art. 18 – A solenidade de premiação será realizada em Cuiabá/MT em data a ser divulgada oportunamente, dentro do ano de 2020. 

 

Art. 19 – O material encaminhado para o II PRÊMIO AMACIC, da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, não será devolvido e passará a integrar o acervo bibliográfico da AMACIC.

 

Art. 20 – A AMACIC poderá editar, publicar, reproduzir e divulgar, impressa ou digitalmente, o conteúdo dos trabalhos inscritos, total ou parcialmente, sem ônus, bem como as imagens e vozes dos participantes, assegurados os direitos autorais.

 

Art. 21 –  Os trabalhos premiados deverão manter o seu ineditismo até a publicação oficial do resultado no site da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis: www.amacic.org.br.

Parágrafo único. Os autores dos trabalhos premiados deverão fazer menção expressa e bem visível de que a obra foi vencedora no CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE – II PRÊMIO AMACIC, da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, em toda e qualquer utilização pública.

 

Art. 22 – Os concorrentes inscritos no concurso são responsáveis pela autoria e conteúdo dos trabalhos encaminhados, não cabendo qualquer responsabilidade aos realizadores do certame por eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros ou por divulgação de informações de caráter sigiloso.

 

Art. 23 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da AMACIC.

 

Cuiabá (MT), 25 de setembro de 2019.

 

 

IVAN ECHEVERRIA                                 SOFIA INES NIVEIROS

Presidente                                Diretora de Ensino e Pesquisa

 

 

 

ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE

I  PRÊMIO  AMACIC

Regulamento

Art. 1º – A Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis — com sede na Av. Isaac Póvoas, 1495, sala 26, Edifício Emília, Bairro Popular, CEP 70045-440, em CUIABÁ – Mato Grosso, inscrita no CNPJ 23.890.573/0001-33 – lança o CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE – “I Prêmio AMACIC”, regido por este regulamento.

 

Art. 2º – O Prêmio tem a finalidade de estimular e incentivar a pesquisa e a produção científica na área das Ciências Contábeis, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica, científica e de aplicabilidade na Contabilidade, em uma das áreas temáticas abaixo explicitadas:

                Auditoria: os trabalhos deverão ter como objeto de estudo aspectos aplicados à auditoria contábil.

                Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental: as obras devem compreender os aspectos econômico-financeiros da sustentabilidade.

                Contabilidade Financeira: compreende temas relacionados à elaboração e divulgação de demonstrações contábeis para usuários internos ou externos às entidades, ou referentes ao processo de identificação, mensuração e registro dos eventos econômicos ocorridos no âmbito das organizações.

                Contabilidade Gerencial e Controladoria: envolve campo de pesquisa e desenvolvimento de estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das entidades, empresas ou organizações.

Contabilidade Governamental: os trabalhos deverão estar relacionados à gestão e controle da área pública.

Educação e Pesquisa em Contabilidade: compreende o campo de pesquisa e a prática de temas relacionados aos modelos, métodos, técnicas e instrumentos visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, ou seja, aspectos relativos à elaboração de trabalhos científicos em todas as áreas do conhecimento contábil.

                Perícia Contábil: as obras devem ter como objeto de estudo aspectos aplicados à perícia contábil.

                Tema Livre: Devem ser abordados no trabalho quaisquer temas relacionados às áreas da contabilidade não contemplados nos itens anteriores. Exemplo: Contabilidade do Agronegócio.

 

Art. 3º – O concurso “I Prêmio AMACIC” terá início em 21 de setembro de 2018 e término em 30 de junho de 2019, abrangendo todo o Estado de Mato Grosso.

 

Art. 4º – Poderão concorrer trabalhos individuais e em grupo, de até três pessoas, de área de formação acadêmica em Ciências Contábeis (graduação ou pós-graduação) ou que estejam cursando o último ano de curso de graduação.

 

Art. 5º – Ficam impedidos de participar os trabalhos:

I – de autoria dos membros da comissão julgadora, bem como de seus parentes até terceiro grau;

II – capítulos de teses ou dissertações premiadas; e,

III – premiados ou agraciados com menção honrosa em outros certames congêneres.

 

Art. 6º – Será permitida apenas uma submissão de obra por autor sobre os temas acima enunciados, preferencialmente com enfoque atual e mediante aplicabilidade para o caso mato-grossense.

 

Art. 7º – Serão premiados os três primeiros colocados.

  • 1º A comissão julgadora poderá não conferir prêmios quando os trabalhos não possuírem qualidade satisfatória ou estiverem inadequados ao tema.
  • 2º A comissão julgadora poderá conceder até o total de três menções honrosas.

Art. 8º A premiação será a seguinte:

I – um notebook para o 1º colocado;

II – um telefone celular para o 2º colocado;

III – um tablet para o 3º colocado;

IV – certificados para os três primeiros colocados e para as menções honrosas, se houver; e.

V – publicação no site: www.amacic.org.br dos trabalhos dos três primeiros colocados e menções honrosas, se houver.

 

Art. 9º – A inscrição contendo o NOME DO PARTICIPANTE ou dos integrantes do grupo deverá, com o respectivo PSEUDÔNIMO, obrigatoriamente, ser encaminhada via on line, em arquivo “pdf” até 30 de junho de 2019 para o seguinte endereço eletrônico presi.amacic@gmail.com, contendo:

 

 

I PRÊMIO AMACIC – ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE

 

PSEUDÔNIMO:

NOME COMPLETO ou NOMES COMPLETOS:

Cópia digitalizada da Carteira de Identidade Profissional e Certidão de Regularidade Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso – CRCMT, na forma individual ou em conjunto,

Cópia digitalizada da Carteira de Identidade Profissional e Certidão de Regularidade Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de outro Estado para os profissionais nos trabalhos conjuntos com profissional de Mato Grosso,

ou,

Cópia da Cédula de Identidade, se estudante ou formado até 2 (dois) anos e documento comprobatório da Instituição de Ensino Superior do Curso de graduação em Ciências Contábeis do Estado de Mato Grosso.

Título do Trabalho:

Endereço(s) residencial(is) completo(s): Logradouro, Bairro, CEP, Cidade.

Telefone(s):

Endereço para acessar o(s) Currículo(s) Lattes, o(s) qual(is) deve(m) estar atualizado(s).

Aceito(amos) com a remessa desta correspondência eletrônica com a inscrição pelo Regulamento do I PRÊMIO AMACIC, da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, do CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE.

  • 1º – Não serão aceitas inscrições fora do prazo retrocitado.
  • 2º – Eventuais questionamentos sobre o processo de inscrição poderão ser dirimidos por meio do endereço eletrônico: amacic.mt@gmail.com.

 

Art. 10  – Os TRABALHOS – sem qualquer identificação da autoria – exclusivamente com o PSEUDÔNIMO deverão ser encaminhados via on line, em arquivo formato “pdf”, para o endereço eletrônico presidência@amacic.org.br até o dia 30 de junho de 2019.

  • 1º  – Não serão aceitas obras fora do prazo retrocitado.
  • 2º – É imprescindível que o autor ou representante do grupo preencha corretamente todos os dados solicitados na inscrição, necessários, exclusivamente, à sua identificação e localização, confirmando, inclusive, a aceitação do regulamento.
  • 3º – A identificação dos demais autores, quando se tratar de trabalho em grupo, estará condicionada à participação direta e efetiva na pesquisa, bem como na elaboração da obra, cujos dados pessoais deverão ser informados no ato da inscrição.

 

Art. 11 – O trabalho deverá ser inédito. Consideram-se inéditos aqueles que não tenham sido publicados em meio impresso ou eletrônico, tais como livros, revistas acadêmicas e outros periódicos de grande circulação.

Parágrafo único. Serão também considerados inéditos os textos inseridos em documentos de circulação restrita de universidades, órgãos públicos, empresas, congressos, encontros e centros de pesquisa, como notas e textos para discussão e similares.

 

Art. 12 – O trabalho deverá ser redigido na língua portuguesa e digitado em espaço 1,5 (um e meio) entre as linhas, corpo 12, fonte arial; margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; papel formato A4 (210 mm x 297 mm), apenas em uma face, com número de páginas entre 15 e 30, incluindo os anexos, se houver.

Parágrafo único. A obra obedecerá às normas da ABNT, especialmente a NBR 10719 (Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos), a NBR 10520 (Citação em Documentos) e a NBR 6028 (Resumos) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Art. 13 – Na primeira página — capa do trabalho — deverá conter:

I PRÊMIO AMACIC – ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE

– Título do trabalho;

– Resumo (200 a 250 palavras);

– Palavras-chave: Três. Devem Indicar de maneira precisa o conteúdo do artigo.

 

Art. 14 – Estrutura a apresentar no trabalho encaminhado:

– Introdução.

– Referencial Teórico.

– Procedimentos Metodológicos.

– Análise dos Resultados.

– Conclusão ou considerações finais.

– Referências.

 

Art. 15 – A comissão julgadora será composta por até sete membros, entre eles profissionais de notório saber nas Ciências Contábeis, indicados pela Diretora de Ensino e Pesquisa da AMACIC, designados mediante portaria pelo Presidente.

  • 1º A Diretora de Ensino e Pesquisa da AMACIC será a presidente da Comissão Julgadora.
  • 2º Estando presente a presidente, poderá a comissão julgadora deliberar com a presença da maioria de seus membros.
  • 3º Em caso de eventual impossibilidade de participação de algum membro da comissão julgadora, o presidente poderá designar como suplente um especialista de notório saber.
  • 4º Quando da avaliação dos trabalhos, a comissão julgadora não terá conhecimento da identidade dos participantes para não influir no julgamento dos textos.
  • 5º Deverá declarar-se suspeito e abster-se de participar da avaliação de determinado trabalho, o membro da comissão julgadora quando for capaz de identificar indícios ou proceder ao reconhecimento da autoria do texto.
  • 6º Os nomes dos componentes da comissão julgadora serão divulgados quando da publicação do resultado do concurso no site da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis: www.amacic.org.br.
  • 7º Os critérios de avaliação serão estabelecidos pela comissão julgadora.

 

Art. 16 – Em caso de empate, caberá à presidente da comissão julgadora proferir o voto de desempate. 

 

Art. 17 –  O resultado do concurso será publicado no site da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis: www.amacic.org.br, a partir do dia 1º de setembro de 2019.

 

Art. 18 – A solenidade de premiação será realizada em Cuiabá/MT em data a ser divulgada oportunamente, dentro do ano de 2019. 

 

Art. 19 – O material encaminhado para o I PRÊMIO AMACIC, da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, não será devolvido e passará a integrar o acervo bibliográfico da AMACIC.

 

Art. 20 – A AMACIC poderá editar, publicar, reproduzir e divulgar, impressa ou digitalmente, o conteúdo dos trabalhos inscritos, total ou parcialmente, sem ônus, bem como as imagens e vozes dos participantes, assegurados os direitos autorais.

 

Art. 21 –  Os trabalhos premiados deverão manter o seu ineditismo até a publicação oficial do resultado no site da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis: www.amacic.org.br.

Parágrafo único. Os autores dos trabalhos premiados deverão fazer menção expressa e bem visível de que a obra foi vencedora no CONCURSO LITERÁRIO EM CONTABILIDADE – I PRÊMIO AMACIC, da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, em toda e qualquer utilização pública.

 

Art. 22 – Os concorrentes inscritos no concurso são responsáveis pela autoria e conteúdo dos trabalhos encaminhados, não cabendo qualquer responsabilidade aos realizadores do certame por eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros ou por divulgação de informações de caráter sigiloso.

 

Art. 23 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da AMACIC.

 

Cuiabá (MT), 21 de setembro de 2018.

 

 

IVAN ECHEVERRIA                                SOFIA INES NIVEIROS

Presidente                                              Diretora de Ensino e Pesquisa