Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

O contador e professor Ney Mussa de Moraes, membro da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC), cadeira nº 16, fez uma descoberta significativa ao revisar seus apontamentos. Trata-se de um bilhete, escrito de “próprio punho” pelo renomado contador e Doutor Antônio Lopes de Sá, figura ilustre da contabilidade mundial, falecido em junho de 2010.

O documento, datado de 30 de julho de 1993, revela a grandiosidade do Prof. Lopes de Sá ao expressar sua gratidão pelo Boletim 16 do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT). Nas palavras do mestre, os colegas são “INSUPERÁVEIS”, destacando a excelência e amizade no âmbito contábil.

A referência de Lopes de Sá a Aecim Tocantins, Luzia Guimarães, Odenildo, e Acy Castrillon Ferreira destaca a profundidade das relações na comunidade contábil. O bilhete, verdadeira cápsula do tempo, confirma não apenas a genialidade técnica, mas também a humanidade e humildade que caracterizavam Lopes de Sá.

Este achado histórico é um tributo à dimensão mundial do Prof. Antônio Lopes de Sá, cujo legado transcende fronteiras e continua a inspirar gerações de contadores em Mato Grosso e além. Sua contribuição ímpar para a contabilidade é eternizada neste testemunho singular.

Confira na íntegra:

“Queridos colegas e bons amigos do CRCMT.

Grato pelo Boletim 16.

Grato pelas referências amigas.

Vocês são INSUPERÁVEIS.

Anexo artigo para vocês.

Gostaria de estar em seus eventos este ano, como a muito querida mestra Luzia sugeriu, mas, nossas datas, até maio de 1994, estarão todas tomadas.

À essa altura da vida da gente não mais se pertence. Alegra-me poder, todavia, cumprir tão solene missão, sem egoísmos, sem intenções que não sejam as do IDEAL.

Contem sempre com minha solidariedade.

O CRC-MT merece meu maior carinho.

Cordialmente,

30-07-1993

P.S – Especiais saudações a Aecim Tocantins, bom amigo, de uma amizade de 43 anos, a Luzia Guimarães, a Acy Castrillon Ferreira a Odenildo… a todos, meu afeto e abraço.”

Antônio Lopes de Sá: Antônio Lopes de Sá, figura ímpar na contabilidade mundial, faleceu em junho de 2010. Contador, administrador, economista e doutor em Letras e Ciências Contábeis, Lopes de Sá deixou um legado de 183 livros, abordando temas como auditoria, normas contábeis e filosofia da Contabilidade. Presidente por três mandatos da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, seu notório conhecimento o projetou internacionalmente, recebendo a Medalha Mérito Contábil João Lyra e indicação ao prêmio Nobel da Paz.

Aecim Tocantins: Aecim Tocantins, primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, destacou-se não apenas na contabilidade, mas também na vida pública. Professor, vereador, prefeito de Cuiabá, presidente do Tribunal de Contas do Estado, suas contribuições foram amplamente reconhecidas, recebendo diversas honrarias e condecorações. Autor de obras que perpetuam sua memória, Tocantins deixou um legado que transcende a contabilidade, influenciando áreas como educação e história.  Aecim Tocantins, morreu aos 94 anos, em Cuiabá no dia 18 de junho de 2017.

Por: Gláucia Almeida | Assessoria AMACIC