A Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC) em Assembleia Geral empossou em seu quadro de associados na Cadeira nº 53, Patrono PEDRO ANTONIO FERREIRA, o Acadêmico RENEU GRAUBNER; na Cadeira nº 54, Patrono JOSÉ DE OLIVEIRA LIMA, o Acadêmico DEOSDETE GONÇALVES DA SILVA; e na Cadeira nº 55, Patrono MIGUEL LUIZ ARAGONEZ VASCONCELLOS, a Acadêmica BETHÂNIA SANTANA MARINHO DA SILVA.

O presidente Ivan Echeverria fez a abertura do evento com as seguintes palavras: “Com fé em Deus declaro aberta a assembleia geral e a sessão solene de posse de novos acadêmicos da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis – AMACIC”.

Coube ao Diretor de Administração Jovane Marconi Zago a condução dos trabalhos no decorrer da Assembleia Geral, iniciando com a música e vídeo do Hino Nacional Brasileiro, a apresentação histórica da criação da AMACIC e convites para os Acadêmicos empossarem os eleitos. O encerramento se deu com a música e vídeo do Hino de Mato Grosso, letra de autoria de Dom Francisco de Aquino Corrêa.

Na Cadeira nº 53, Patrono PEDRO ANTONIO FERREIRA, cuja biografia foi exposta pelo eleito e empossado o Acadêmico RENEU GRAUBNER, tendo a apresentação de seu currículo pelo Acadêmico Luiz Gonzaga Warmling, sendo colocada a pelerine pela Acadêmica Agda Eduarda Salcedo e a medalha pelo Acadêmico Paulo de Lima Pereira, com a entrega do diploma pelo Acadêmico Ivan Echeverria.

Na Cadeira nº 54, Patrono JOSÉ DE OLIVEIRA LIMA, cuja biografia foi exposta pelo eleito e empossado Acadêmico DEOSDETE GONÇALVES DA SILVA, tendo a apresentação de seu currículo pelo Acadêmico Evandro Benedito dos Santos, sendo colocada a pelerine pela Acadêmica Silvia Mara Leite Cavalcante e a medalha pelo Acadêmico Ney Mussa de Moraes, com a entrega do diploma pelo Acadêmico Ivan Echeverria.

Na Cadeira nº 55, Patrono MIGUEL LUIZ ARAGONEZ VANCONCELLOS, cuja biografia foi exposta pela eleita e empossada Acadêmica BETHÂNIA SANTANA MARINHO DA SILVA, tendo a apresentação de seu currículo pela Acadêmica Iseorene Canavarros Bernardino, sendo colocada a pelerine pela Acadêmica Elcida Helga Maier e a medalha pelo Acadêmico Edeval Dorico da Cruz e Silva, com a entrega do diploma pelo Acadêmico Ivan Echeverria.

O Juramento foi proferido pelo neoacadêmico Reneu Graubner, acompanhado pelos demais empossados e o discurso de posse dos eleitos foi feito pelo neoacadêmico Deosdete Gonçalves da Silva.

Nas suas palavras finais o Presidente Ivan Echeverria lembrou ser o quarto ano do sodalício, iniciando os trabalhos em 30 de outubro de 2015 com a designação de Patronos e Acadêmicos e a posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. A posse solene dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e da Academia ocorreu em 26 de fevereiro de 2016, oportunidade da condução dos trabalhos pela Acadêmica Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON.

Completado o número de quarenta cadeiras com a designação de Patronos e posse de novos Acadêmicos, em Assembleia Geral foi elevado para sessenta cadeiras.

Novas Assembleias com a posse de Acadêmicas e de Acadêmicos ocorreram nos encontros seguintes, completando hoje cinquenta e cinco cadeiras por Patronas e Patronos ocupadas e com a posse do Acadêmico Reneu Graebner, do Acadêmico Deosdete Gonçalves da Silva e da Acadêmica Bethânia Santana Marinho da Silva.

Ratificou o cumprimento dos objetivos estatutários e, em especial na preservação da história da contabilidade em Mato Grosso considerando a composição da galeria dos imortais da AMACIC por pioneiros da nossa Contabilidade quer tenham sido guarda-livros, técnicos em contabilidade, contadores provisionados ou contadores.

Completando, registrou a existência no quadro da AMACIC de Profissionais das Ciências Contábeis desta capital Cuiabá e dos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Mirassol do Oeste, Lucas do Rio Verde e Diamantino, todos do Estado de Mato Grosso.