Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

A Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC) empossou, na sexta-feira (9), seis novos acadêmicos no seu quadro de pessoal, que passam a ocupar as cadeiras de números 44, 45, 46, 47, 48 e 49. A solenidade, realizada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), contou com a presença da Diretoria, de outros membros da Academia e de familiares dos novos acadêmicos.

Presente no evento, o presidente da AMACIC, o contador Ivan Echeverria, aproveitou a solenidade para destacar a importância desses profissionais que ingressam no quadro, especialmente, para o conhecimento científico.

“O quadro da AMACIC ampliando, evidentemente, ampliam-se os horizontes. Novos acadêmicos são novas pesquisas, são novos trabalhos, tudo em benefício da comunidade contábil. Por isso nós buscamos sempre trazer mais pessoas para o nosso convívio. Hoje, por exemplo, nós temos dois acadêmicos empossados na cidade de Tangará da Serra, um de Rondonópolis e três de Cuiabá, porque, evidentemente, que Cuiabá é a Capital do estado e concentra muitas faculdades. Se busca cada vez mais divulgar, fazer a história da contabilidade e por que não pensar em um compendio com a enciclopédia da contabilidade, com o passado longínquo e com um passado recente? Tudo isso está dentro das perspectivas de trabalho”, destaca.

Durante o evento, foram empossados os acadêmicos Ramon Luiz Arenhardt, Claudemir Inácio Paulus, José Carlos Dorte, Magno Alves Ribeiro, Milton Henriques de Carvalho Filho e Maria Angélica Ferreira Bittencourt. Com o ingresso dos novos membros, a AMACIC preenche 6 (seis) cadeiras de patronos vagas.

O contador Manoel Lourenço de Amorim Silva, presidente do CRCMT, e a contadora Gercimira Ramos Moraes Rezende, Presidente da JUCEMAT, foram agraciados com o título de Associado Acadêmico Benemérito, ambos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade contábil mato-grossense.

O contador Claudemir Inácio Paulus, que passa a ocupar a cadeira nº 45 da Academia, acredita que o ingresso de acadêmicos de outras regiões é importante para levar informações, especialmente para os contadores do interior do estado. “Para nós é muito gratificante poder contribuir com a Amacic, principalmente pelo reconhecimento na profissão de contador. Eu sou do interior do estado e nós temos uma carência de informação e, com esse evento, nós buscamos promover mais informações. Trabalhamos em uma profissão que todos os dias apresenta alguma mudança na legislação. E agora o nosso papel é justamente esse, poder contribuir nessa disseminação de informações.”

Quem também esteve presente no evento foi o presidente do CRCMT, Manoel Lourenço de Amorim Silva, LORI, que lembrou da data de criação da Academia e ressaltou a importância do CRCMT e da AMACIC caminharem juntos e se apoiarem. “Quando são convidados para ingressar na academia, a tendência para esses profissionais é estudar mais ainda. Nós precisamos de contadores estudiosos, que possam auxiliar aqueles que ainda estão na faculdade. E quando você observa um contador com conhecimento elevado, a tendência é que você também mexa com seu ego, de modo a querer avançar, de querer prosperar, de querer melhorar de vida, mas, acima de tudo, saber que o conhecimento ninguém tira de você. Eu mesmo fico muito feliz quando consigo aprender um novo assunto e acredito que essas pessoas também são assim. Portanto, a Academia é uma porta aberta para essas pessoas que querem estudar mais.”

Além da solenidade de posse dos novos membros, a AMACIC aproveitou o evento para realizar a apresentação e aprovação do Orçamento Anual, elaborado durante a Assembleia Geral do dia 1º de novembro de 2019.

A AMACIC

Criada em setembro de 2015, a AMACIC nasceu da necessidade de estímulo para a classe contábil mato-grossense por meio da Educação Profissional Continuada, que é uma exigência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para integrar a Associação foram escolhidos nomes de profissionais da contabilidade, considerando atuações profissionais na área contábil, empresarial, pública e trabalhos no setor acadêmico.