Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Seminário de prestações de contas eleitorais 2018

Ivan Echeverria

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) – a exemplo dos eventos apresentados antes de eleições em épocas passadas – tem realizado seminários sobre as prestações de contas eleitorais para este ano de 2018.

Neste ano o TRE-MT esteve presente no Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) oferecendo o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2018, direcionado aos contadores a atuarem nas prestações de contas de campanha referentes às eleições deste ano para Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual neste e por este Estado.

Os trabalhos foram iniciados pelo Presidente do CRCMT, Contador Manoel Lourenço de Amorim Silva, com sua mensagem sobre a Ética do Profissional de Contabilidade e a parceria do Conselho com órgãos na defesa da sociedade.

O Contador Daniel Ribeiro Taurines, Coordenador do TRE-MT, discorreu sobre a importância do Profissional da Contabilidade na Prestação de Contas Partidárias e Eleitorais, considerando-se os Partidos Políticos e os Candidatos a cargos eletivos.

A temática “Inovações Normativas e o Profissional da Contabilidade na Prestação de Contas – Eleições 2018” teve sua apresentação pela Contadora e Conselheira do CRCMT Marli Osorski, chefe da seção de análise e auditoria de contas partidárias do TRE-MT. Ela informou ser muito dinâmica a legislação eleitoral, tendo modificações a cada eleição e hoje é obrigatória a participação dos Profissionais da Contabilidade; para tanto necessitam de capacitação para desenvolver com eficácia seu trabalho.

Depois das apresentações, coube à representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – partícipe na realização do Seminário – Conselheira e Acadêmica da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC), Contadora Silvia Mara Leite Cavalcante a coordenar os debates acerca das dúvidas suscitadas pelos presentes.

Silvia Mara Leite Cavalcante, Manoel Lourenço de Amorim Silva, Daniel Ribeiro Taurines e Marli Ososrski Foto: Gláucia Almeida

Participaram também do evento a Conselheira do CRCMT, Vice-Presidente Dézia Oliveira de Arruda; o Conselheiro do CRCMT, Gilmar Antonio Tonin;  o Presidente da AMACIC, Contador Ivan Echeverria e o Acadêmico da AMACIC, Contador Ederaldo José Pereira de Lima.

Marli Ososrski, Ivan Echeverria e Dézia Oliveira de Arruda.
Foto: Gláucia Almeida