Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

I FÓRUM MATO-GROSSENSE DE PERÍCIA CONTÁBIL

Acadêmica ISEORENE CANAVARROS BERNARDINO

 

Contador ISAIAS LOPES DA CUNHA – Conselheiro do TCE, Contadora SUELY GUALANO BOSSA SERRATI – Conselheira do CRCSP, Contador IVAN ECHEVERRIA – Presidente da AMACIC, Dra. EDLEUZA ZORGETTI MONTEIRO DA SILVA – Diretora do Foro da Comarca de Cuiabá/MT, Contadora SANDRA MARIA BATISTA – Conselheira do CFC e Presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (FEBRAPAM), Contador DEOSDETE GONÇALVES DA SILVA – Presidente do SINCON, Contadora LILIAN PRADO CALDEIRA – Presidente da Associação de Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais (ASPEJUDI), Dra. GLÓRIA ALICE FERREIRA BERTÓLIO – Presidente do SINDICATO DOS Notários e Registradores de Mato Grosso (SINOREG/MT) e Contadora SILVIA MARA LEITE CAVALCANTE – Presidente do CRCMT.

O I Fórum Mato-Grossense de Perícia Contábil, realizado em 10 de novembro de 2016, nesta cidade de Cuiabá/MT, teve a abertura pela Presidente do CRCMT, Contadora Silva Mara Leite Cavalcante. No evento foi abordada a estruturação e organização dos peritos contadores através do Cadastro Nacional dos Peritos Contábil – CNPC, do Conselho Federal de Contabilidade bem como do Poder Judiciário quanto aos trabalhos dos peritos.

A Dra. Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva – Diretora do Foro da Comarca de Cuiabá – enfatizou que o trabalho do perito é especial e que o Judiciário precisa de uma pericia técnica não só de cálculos.

No Talk Show realizado com os peritos contábeis SANDRA MARIA BATISTA, esta Presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (FEBRAPAM),  e o Professor e escritor PAULO CORDEIRO DE MELLO debateram sobre a Perícia Contábil, o Novo Código de Processo Civil e o CNPC do Conselho Federal de Contabilidade. Foi enfocada a trajetória profissional para atuação, as responsabilidades legais do perito contábil, o Programa de Educação Continuada e o acesso e preenchimento do Cadastro Nacional dos Peritos Contábil.

No período da tarde o enfoque foi sobre as experiências de atuação dos profissionais em algumas áreas.

O Perito Criminal da Policia Federal e Professor da Universidade Federal da Bahia, Andrey Jones de Souza, discorreu sobre a Perícia Contábil como meio de prova em fase de ilícitos financeiros.

A Abordagem histórica e conceitual de Pericia Judicial e Extrajudicial em Planos de Previdência Complementar foi desenvolvida pela especialista e perita Vilma Guimarães.

Lilian Prado Caldeira, Presidente da ASPEJUDI – Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais – discorreu sobre a Padronização dos Índices de Atualização Monetária no Judiciário Federal e Estadual.

No evento foi dada posse à primeira diretoria da ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS CONTADORES DE MATO GROSSO (ASPERCON-MT), a qual se trta de uma Associação Civil, de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sem qualquer conotação de caráter político-partidário e ideológico, sendo uma entidade autônoma de classe, permanente e de caráter cultural e técnica.

Entre os principais objetivos da ASPERCON-MT se evidencia: zelar pela observância das Normas da Profissão Contábil e do Código de Ética Profissional do Contador, no exercício da perícia contábil; promover a Educação Profissional Continuada, firmando convênios com Instituições de Ensino Superior, visando à promoção de cursos sequenciais, de extensão, de pós-graduação, especificamente na área da Perícia Contábil; ministrar cursos e palestras sobre o tema Pericia Contábil, conforme exigido no novo Código de Processo Civil.

A Diretoria da ASPERCON-MT ficou assim constituída, com os seguintes cargos e profissionais: Presidente  – Edson Francisco Perusseli;  Tesoureira – Ana Helena Esmeraldo Canavarros; Secretário – Waldney Gayva Moraes; Conselheiros Fiscais: Titulares – Silvia Mara Leite Cavalcante; Jovane Marconi Zago;  e Bento Cassiano de Oliveira;  Suplentes – Marcelus Mesquita; Antonio Carlos Leite. Registra-se, ainda, como Associados Fundadores – Orlando Ferreira da  Costa; Kleber Ferreira Ribeiro; José Alves de Souza.

Da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC), estiveram presentes ao Fórum os Acadêmicos: Agda Eduarda Salcedo, Elcida Helga Maier, Evandro Benedito dos Santos, Iseorene Canavarros Bernardino, Ivan Echeverria, Joilson Gonçalves da Silva, José Ricarte de Lima, Jovane Marconi Zago, Silvia Mara Leite Cavalcante e Sirio Pinheiro da Silva.

i-forum-mato-grossense-de-pericia-contabil