Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Entrega de Carteiras de Profissionais em 23/6/2016

O presidente da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis, contador IVAN ECHEVERRIA participou, no dia 23/6/16, às 19 horas, da solenidade de Entrega de Carteira Profissional aos novos inscritos na categoria, ocorrida no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso. Na oportunidade, apresentou às novas contadoras e aos novos contadores a mais recente entidade criada, representativa da classe contábil no Estado, a AMACIC.

Ao fazer o uso da palavra, primeiramente discorreu sobre o significado da logomarca apresentada na tela, referente à Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis.

Na sequência, trouxe para os novos profissionais o Decálogo do Contador Aecim Tocantins, qual seja:

1º – Eu os conclamo a meditarem sobre a responsabilidade que, ora, assumem perante a sociedade ao receberem o diploma legal de Contador, que lhes confere ao mais amplo direito ao exercício de uma das mais importantes profissões. Exercê-la com eficiência, honestidade e dedicação, eis a obrigação do profissional.

2º – A Auditoria deve ser considerada como um sistema de proteção das empresas e do poder público, funcionando o Contador neste campo como veículo de garantia, com altíssima expressão social. A especialização em tal ramo é para o Contador o ponto mais elevado que ele pode alcançar porque para tal função necessita de um sistema de conhecimentos de grande relevância e significado.

3º – O contabilista, nos dias atuais, deixou de ser simples anotador dos fatos administrativos. A sua função bem pode ser equiparada a do médico. Se este prevê e cura os males do corpo, aquele prevê os males da administração, ensina o administrador o remédio de que a situação carece e, por fim, registra o enfraquecimento, a morte, ou o florescimento da administração.

4º – A contabilidade é uma ciência que dia a dia mais se engrandece, mais se torna útil e indispensável ao processo das atividades públicas e privadas. A boa administração depende da boa contabilidade.

5º – Devem ainda, e porque não dizer, constituir obrigação sagrada dos profissionais, prestigiarem os órgãos representativos de sua classe por todos os meios, admirar e ressaltar os trabalhos dos líderes e dos estudiosos da classe, não se esquecendo de cultuar a memória daqueles que, em vida, muito fizeram pela profissão.

6º – A contabilidade é uma ciência concreta de aplicação imediata: só a teoria seria quase inútil ao profissional, assim como só a prática seria incompleta. É preciso que o Contador conheça a fundo a teoria, os princípios sistematizados da contabilidade, mas tenha, ao mesmo tempo, conhecimento de experiência, isto é, seja senhor da prática iluminada pela teoria, sem o que ele não será digno daquele nome.

7º – É grande a responsabilidade dos que mourejam nas Ciências Contábeis. O seu exercício deve ser feito dentro dos mais rígidos princípios de moralidade e da verdade. De nada valerá ao homem a riqueza material se a sua consciência estiver sempre perturbada pelos seus atos de indignidade. Jamais devemos trocar a pobreza honesta pela riqueza desonesta.

8º – Nas várias incursões da minha vida pública, jamais abandonei a minha profissão, muito pelo contrário, vali-me das oportunidades que me ofereceram para enaltecê-la, prestigiá-la e solidificá-la na importância que ela representa na vida pública e na iniciativa privada. Foi, sem dúvida alguma, dos seus conhecimentos que me recorri, quando do desempenho das funções públicas a que fui chamado para exercer.

9º – Não me canso de proclamar que devo à profissão contábil todos os encargos e distinções com que me agraciaram ao longo da minha vida pública, vez que os consegui graças ao respeito que mantive aos seus rígidos princípios.

10º – Procurei exercer a profissão com entusiasmo, dedicação e alto apreço, dela fazendo um sacerdócio. A ela devo o sucesso da vida minha particular e pública. Em todas as funções exercidas destaquei sempre com orgulho a minha profissão contábil.

Ao encerrar, disse: ficam estas considerações como caminhos para vocês, novos profissionais da Contabilidade. Para vocês: “O MEU APLAUSO”.