Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Benedito Albuquerque da Silva defendeu tese em uma das salas de aula do bloco D, no campus Tamandaré, da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS, em 06/04/2018.

Doutorando da UCDB estuda a sustentabilidade aplicada às empresas e aos índices da bolsa de valores

“O IPAT-e como Indicador de Sustentabilidade Ambiental aplicado às Empresas componentes dos Índices de Sustentabilidade da BM&FBovespa, Brasil” foi o tema abordado pelo doutorando Benedito Albuquerque da Silva na tese desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Durante a defesa do trabalho, realizada nesta quinta-feira (5), o doutorando traçou um panorama conceitual relacionado à sustentabilidade empresarial a partir de indicadores e medidas métricas, e também falou a respeito da criação dos índices de sustentabilidade pelas bolsas de valores.

“Nesta pesquisa desenvolvemos uma variante, dentre o período de 2010 a 2015, da equação IPAT, denominada de IPAT-e, o qual seguido da realização de adequações a formulação, se busca a sua aplicação no ambiente empresarial, avaliando também em uma serie temporal, a evolução do grau de sustentabilidade das empresas componentes do índice de Sustentabilidade da BM&FBovespa”, pontuou Benedito.

A defesa foi realizada no bloco D do campus Tamandaré e a banca examinadora foi composta pelo orientador do trabalho, professor Dr. Reginaldo Brito da Costa e também por outros três docentes da UCDB: Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira, Dra. Paula Martin de Moraes e a Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio. Além desses profissionais avaliaram o trabalho o Dr. Alexander Bruno Pegorare do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Mato Grosso do Sul (IBGE/MS) e o Dr. George Henrique de Moura Cunha da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Fonte: Brenda Oliveira

Disponível em: https://site.ucdb.br/noticias/mestrados-e-doutorados/13/doutorando-da-ucdb-estuda-a-sustentabilidade-aplicada-as-empresas-e-aos-indices-da-bolsa-de-valores/57280/#.Ws0rIu-fYgg.email