Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

Academia Mato-Grossense
de Ciências Contábeis

A LOGOMARCA DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARCA-DOURADA                           logo-amacic

O círculo representa a eternidade para a ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS.

Academia: nasceu na Grécia antiga, sendo fundada no ano 387 a. C. por Platão no ginásio com o nome do herói grego “Academos” e era destinada a reunir pensadores para estudos filosóficos. Esta AMACIC é uma associação de pessoas para promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis, ao lado de seu registro histórico.

Mato-grossense: somos nós, os nascidos e os já radicados nesta terra de Rondon, oriundos de outras plagas. Para preservar a história e a memória de todos aqueles operadores atuantes no aprimoramento das Ciências Contábeis, prioritariamente em Mato Grosso, o reconhecimento e homenagem aos profissionais importantes do passado e do presente.

De: a preposição, a partícula a ligar a relação duma denominação especial.

Ciências Contábeis: aos Acadêmicos cabem desenvolver, fomentar, realizar e participar de projetos e eventos, tais como exposições ou quaisquer outras iniciativas voltadas a desenvolver ou divulgar os procedimentos técnicos e culturais visando às atualizações dos profissionais da área contábil, assim como promover concursos sobre temas relacionados à aplicação desta nobre ciência, inclusive publicando obras relativas às pesquisas e produções científicas.

O caduceu, centrado na logomarca, é o símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta dos profissionais das Ciências Contábeis. Em sua formação há as duas serpentes, representando a sabedoria; o bastão, expressando o poder; o elmo é emblemático de pensamentos elevados; as asas são a diligência acadêmica.

Os ramos de louro são consagrados à vitória. Formam uma coroa e expressam a identificação progressiva do lutador com os motivos e finalidades de sua vitória.

As estrelas aparecem sob o aspecto da multiplicidade e representam as palavras como educar, instruir, pesquisar, professor dentre outras.

A sigla AMACIC define-se por quem AMA as CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

O 2015 refere-se ao ano de fundação da AMACIC.